segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Glory

País: Bulgária/Grécia
Ano: 2016
Gênero: Drama
Duração: 101 min
Direção: Kristina Grozeva e Petar Valchanov
Elenco: Stefan Denolyubov, Margita Gosheva, Kitodar Todorov, Milko Lazarov e Georgi Stamenov.

Sinopse: Tsanko Petrov (Stefan Denolyubov), um trabalhador ferroviário, encontra uma enorme quantia de dinheiro nos trilhos do trem. Ele entrega todo o montante para a polícia, que o recompensa com um novo relógio de pulso, que logo para de funcionar. Enquanto isso, Julia Staikova (Margita Gosheva), chefe do departamento de relações públicas do Ministério dos Transportes, perde o antigo relógio de Petrov. Ele começa então uma luta desesperada para obter seu velho relógio de volta, assim como sua dignidade.

Crítica: não é muito comum vermos no cinema um filme búlgaro/grego. “Glory” é intenso, marcante, pulsante, real e inesquecível.
A atuação de Stefan Denolyubov, como Tsanko Petrov, é digna de Oscar. Sua expressão, seu olhar, seu sofrimento contido, sua angústia, saltam à tela e nos atingem em cheio.   
Sofremos com o desprezo, o descaso, o desdém que lhe são impostos. Gago e tímido, ele vive só, cercado por animais que ama. Tem uma vida simplória e tranquila até o dia em que encontra uma mala cheia de dinheiro nos trilhos de um trem e comunica as autoridades competentes. A partir daí, todos vão querer tirar proveito da situação: políticos e imprensa. Todos querem explorar a imagem do homem bom e honesto.
De uma história simples se extrai toda a mesquinharia da sociedade.
Tsanko pode não falar muito, mas isso não significa que não saiba das coisas. Ao relatar que há desvio de dinheiro no local em que trabalha, ao invés da justiça ser feita, tudo e todos se voltam contra ele.
A trama poderia se passar em qualquer lugar. Vários são os lugares no mundo onde a única coisa que importa é o dinheiro. Justiça é um mero detalhe e a verdade não existe.
O roteiro é incrível e o final, surpreendente. Até lá, nos angustiamos com o que o homem pode fazer ao outro.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP