domingo, 27 de novembro de 2016

Em Nome da Honra (In The Name of Honor)

País: Polônia/ EUA/ Índia/Jordânia/ Palestina
Ano: 2015
Gênero: Documentário
Duração: 72 min
Direção: Pawel Gula
Elenco: -

Sinopse: o filme expõe casos assustadores de mortes por honra na Índia, na Jordânia e na Palestina. Famílias hindus, muçulmanas e cristãs compartilham as trágicas experiências que destruíram suas vidas.

Crítica: o filme reúne histórias trágicas e cruéis de pessoas que foram violentadas, violadas ou até assassinadas de forma bruta e covarde – tudo em nome de Deus, em diferentes religiões.
Namoros interrompidos (por serem de diferentes castas, no caso da Índia) ou divórcios não aceitos no caso dos muçulmanos na Jordânia, pais que matam suas próprias filhas por terem perdido a virgindade ou, supostamente, manchado a imagem de uma família cristã, na Palestina. Todos os casos revelam incrível descaso com a vida onde o que conta é tão somente a imagem e o julgamento dos outros.
Os assassinos ficam impunes e há casos em que os pais (neste caso, na Índia), sequer, questionam a violência, reafirmado que o filho fez o que não podia fazer e, por essa razão, justifica-se o ato pelo patriarca da outra família.
Mas há também a história de um casal que desafiou as famílias e suas diferenças sociais e de castas e se casaram, em nome do amor. Em contrapartida, são totalmente renegados pelos familiares.
Pais e filhos separados em vida ou na morte. Um retrato nefasto da deturpação do que é moral.
Portanto, um filme crítico e necessário, apenas enxuto. Muitas outras histórias em outros países poderiam ter sido exploradas para enriquecer mais ainda o documentário.

Avaliação: ***            

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP