terça-feira, 22 de novembro de 2016

Sonar

País: Bélgica/França
Ano: 2016
Gênero: Drama
Duração: 105 min
Direção: Jean-Philippe Martin
Elenco: Baptiste Sornin, Eminé Meyrem, Bernie Bonvoisin e Naidra Ayadi.

Sinopse: Thomas (Baptiste Sornin), um engenheiro de som, vive em um estúdio com Wyatt, seu patrão alcoólatra. Isolado com seus sons, ele convive com as memórias dolorosas de uma antiga relação e não faz mais o que ama: retratos sonoros. Amina (Eminé Meyrem), uma jovem mulher marroquina, invade a vida dele para, ao que parece, fugir da sua própria. Não demora para que ela se torne o tema ideal de um desses retratos. Mas para descobrir quem Amina realmente é, Thomas terá que levar seu microfone dos subúrbios franceses ao Marrocos e aprender a ouvir novamente.

Crítica: o filme usa o som para aproximar pessoas. Thomas, um rapaz fechado e retraído, tem sua vida virada do avesso com o aparecimento de Amina. Ao defendê-la do ataque de outro homem, ele a ajuda e a acolhe em sua casa. O que seria por poucos dias ganha um prazo maior.
Mas a aproximação também os distancia – cada um no seu mundo particular de lembranças e passados.
Não é por Amina que Thomas conhece sua vida (já que ela nunca permite muita aproximação e sempre parece esconder algo). Ele parte para o Marrocos, quando ela desaparece por um tempo, e entra em contato com sua família e seu povo. Lá capta sons do país e de sua gente, registrando como é a vida no Marrocos, mas, principalmente, conversa com os pais (com o pai ela não tem mais contato), irmãos e amigas de Amina, a fim de saber quem realmente ela é e o que a fez partir para a Bélgica, onde se encontraram.  
Essa viagem permite que ele aprenda a ouvir, a sentir e a conhecer-se melhor também.
Um filme de autoconhecimento, de amizade, de respeito ao próximo – sem ser melodramático. A fotografia e a trilha sonora são componentes que se destacam na trama e completam o conjunto da obra.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP