domingo, 20 de novembro de 2016

O Nascimento de Uma Nação (The Birth of a Nation)

País: EUA
Ano: 2016
Gênero: Biografia
Duração: 110 min
Direção: Nate Parker
Elenco: Nate Parker, Armie Hammer e Mark Boone Junior.

Sinopse: Nat Turner (Nate Parker), um escravo letrado e pregador, é usado pelo seu proprietário Samuel Turner (Armie Hammer) para acalmar os escravos rebeldes. Depois de testemunhar inúmeras atrocidades, ele decide elaborar um plano e liderar o movimento de libertação do seu povo.

Crítica: o filme retrata a história real de Nat Turner, um escravo que fez fama por duas razões: aprendeu a ler e pregava a palavra de Deus em vários condados próximos de onde vivia (os relatos da época dão conta de que o insurgente aprendeu a ler de pequeno e que, religioso, dominava a oratória como ninguém – ele costumava pregar para os membros da própria comunidade) e por liderar uma rebelião em 1831 com alguns homens negros e escravos.
Neste movimento que durou 48 horas, 60 brancos (seus malfeitores) foram brutalmente mortos. Cansado de ver tanta violência (seu pai teve que fugir por ter roubado comida para os filhos que passavam fome; sua esposa foi violentada; seus amigos chicoteados, assim como ele também foi), decidiu vingar-se e libertar seu povo como uma espécie de salvador.
As cenas são muito duras e fortes e retratam barbáries sem limites cometidas pelo homem branco em prol da sua suposta superioridade. Mas, em número menor e sem chance de lutar com o exército armado, acabam sendo liquidados.
Esses fatos teriam reflexo depois na Guerra Civil Americana, também conhecida como Guerra de Secessão ou Guerra Civil dos Estados Unidos, guerra civil travada entre 1861 e 1865 nos Estados Unidos, depois de vários estados escravagistas do sul declararem sua secessão e formarem os Estados Confederados da América, conhecidos como "Confederação" ou "Sul". Os estados que não se rebelaram ficaram conhecidos como "União" ou simplesmente "Norte".
O conflito teve sua origem na controversa questão da escravidão, especialmente nos territórios ocidentais. As potências estrangeiras não intervieram na época. Após quatro anos de sangrentos combates que deixaram mais de 600 mil soldados mortos e destruíram grande parte da infraestrutura do sul do país, a Confederação entrou em colapso, a escravidão foi abolida, um complexo processo de reconstrução começou, a unidade nacional retornou e a garantia de direitos civis aos escravos libertos teve início.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP