terça-feira, 22 de novembro de 2016

O Anjo Ferido (Ranenyy Angel)

País: Cazaquistão/ França/Alemanha.
Ano: 2016
Gênero: Drama
Duração: 112 min
Direção: Emir Baigazin
Elenco: Nurlybek Saktaganov, Madiyar Aripbay, Madiyar Nazarov, Omar Adilov e Anzara Barlykova.

Sinopse: quatro contos morais sobre quatro jovens tentando sobreviver em uma aldeia pobre do Cazaquistão: Balapan, uma vítima de bullying que não pretende reagir; Zharas, cujo pai acabou de sair da prisão e que então assume a responsabilidade de sustentar sua família; Zhaba, que trabalha juntando sucatas de metal e procura por um tesouro secreto guardado por um grupo de crianças desajustadas; e Aslan, que teme que seus estudos médicos sejam afetados depois que sua namorada engravida.

Crítica: os quatro contos, contados separadamente, têm um ponto comum: jovens repletos de sonhos presos ao local que pertencem. Os esforços de cada um de lutar pelo que almejam são vencidos pela escassez de recursos, pela aridez do lugar, pelo pertencimento ao solo onde vivem e pelas raras oportunidades que possuem. Tudo lhes foge do alcance e o rumo que cada um toma confirma o quão distante está o sonho da realidade.
As atuações das crianças surpreendem. O vazio do lugar transpõe-se para as expressões faciais e os olhares.
Balapan, por exemplo, tem uma voz linda e seu sonho é participar de um concurso para se tornar um cantor famoso, no entanto, sofre bullying dos colegas pela sua passividade. O final desse conto é inesperado, rude, violento, assim como todos os outros três.
Nesse mundo sem esperança, a fotografia do filme é um fator importante. Capta bem a sensação de inaptidão para mudar, fugir, correr, sonhar.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP