segunda-feira, 22 de maio de 2017

Bacalaureat

País: Romênia/França/Bélgica
Ano: 2016
Gênero: Drama
Duração: 128 min
Direção: Cristian Mungiu
Elenco: Adrian Titieni, Maria Drăguș e Vlad Ivanov.

Sinopse: Romeo (Adrian Titieni) é um médico bastante respeitado e dedicado, que mantém um caso extraconjugal. Um dia, sua filha Eliza (Maria Dragus) é atacada por um desconhecido e quase estuprada. Abalada emocionalmente, ela precisa encontrar forças para fazer a prova decisiva sobre sua ida à faculdade. Paralelamente, seu pai ao mesmo tempo em que busca lhe dar conforto, precisa lidar com a instabilidade de seu casamento, a investigação do caso e a existência de meios pouco éticos para ajudar em sua aprovação.

Crítica: Cristian Mungiu dirigiu o excelente “4 semanas, 3 meses e 2 dias” em 2007 e, agora, impressiona novamente com “Bacalaureat”.
Uma história bem contada que começa mostrando a relação amigável de pai e filha, discutindo sobre as provas finais que ela está prestes a fazer para ingressar numa faculdade na Inglaterra. Ele investiu anos de estudo para que sua filha pudesse sair da Romênia e tentar uma vida nova.
Contudo, ao deixá-la perto da escola, ela é atacada e uma série de acontecimentos e revelações virão à tona, num jogo de interesses, influências e mentiras.
A rede de troca de favores vai se desenrolando. Romeo é médico e muita gente depende dele. A ajuda sempre tem os dois lados: dar e receber.
Os diálogos são muito bons e, a todo momento, há uma crítica sobre o “sistema” e, no momento que esse jogo passa a envolver a filha também, o dilema é grande. O pai se vê numa situação difícil sobre o que é certo e o que é errado, sobretudo por acreditar que não haverá outra oportunidade. Até que ponto a ética e a moral devem ser consideradas na decisão que irá tomar?
Aliás, o livre-arbítrio torna-se o ponto-chave do filme. Os pais têm o direito de decidir pelos filhos o que julgam melhor para eles?
Um drama bem atual, que poderia se passar em qualquer lugar. Mas a mensagem é universal. Imperdível! 

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP