quarta-feira, 17 de maio de 2017

O Cidadão Ilustre (El Ciudadano Ilustre)

País: Argentina
Ano: 2016
Gênero: Comédia
Duração: 117 min
Direção: Mariano Cohn e Gastón Duprat
Elenco: Oscar Martiínez, Dady Brieva, Andrea Frigerio e Nora Navas.

Sinopse: Daniel Mantovani (Oscar Martínez), um escritor argentino e vencedor do Prêmio Nobel, radicado há 40 anos na Europa, volta à sua terra natal e que inspirou a maioria de seus livros, para receber o título de Cidadão Ilustre da cidade - um dos únicos prêmios que aceitou receber. No entanto, sua ilustre visita desencadeará uma série de situações complicadas entre ele e o povo local. 

Crítica: muito humor e ironia se vê em “O Cidadão Ilustre” que faz uma reflexão sobre a fama e sobre o papel da arte.
Na primeira cena, o escritor argentino radicado há 40 anos em Barcelona, Daniel Mantovani (Oscar Martínez, em uma atuação autêntica, premiado como Melhor Ator no Festival de Veneza), se prepara para receber o Nobel de Literatura em Estocolmo, na Suécia. Resumidamente, ele diz, no palco, que se sua obra agrada a reis, intelectuais e jurados, é sinal de que ela se acomodou, já que a arte existe para provocar. Graças ao Nobel, Mantovani entra em crise.
Na segunda cena, cinco anos mais tarde, o escritor mostra o vazio de sua existência pós-prêmio. Não conseguiu escrever mais nada. Em sua casa fenomenal (atenção para a biblioteca) passa os dias recusando convites para palestras e aparições mundo afora. Até receber um convite da prefeitura de Salas, a cidadezinha argentina no fim do mundo onde nasceu, para lhe oferecer o título de cidadão ilustre local.
E aí que o filme começa de fato. Circunstâncias inacreditáveis colocarão em risco a vida de Daniel. Realidade e ficção (muitos de seus personagens estariam inspirados nas pessoas de sua cidade) travarão um duelo e a mediocridade humana virá à tona.
O final é sublime, digno da criativa cinematografia argentina. 

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP