terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Artista do Desastre (The Disaster Artist)

País: EUA
Ano: 2017
Gênero: Drama
Duração: 104 min
Direção: James Franco
Elenco: James Franco, Dave Franco e Seth Rogen.

Sinopse: Greg Sestero (Dave Franco) se aproxima do excêntrico Tommy Wiseau (James Franco) após uma aula de atuação e os dois desenvolvem uma intensa amizade ancorada no sonho em comum de fazer sucesso nas artes dramáticas. Juntos eles partem para Hollywood, onde Tommy, cansado de ser rejeitado em testes, decide produzir, financiar, dirigir, escrever e protagonizar - ao lado do melhor amigo - o longa-metragem que o catapultará ao estrelato: "The Room". 

CríticaEm “Artista do Desastre” James Franco tem o seu melhor trabalho na frente e detrás das câmeras justo em um filme sobre o pior filme de todos os tempos.
O filme se baseia em Tommy Wiseau e seu primeiro trabalho como produtor, diretor, roteirista e ator, em “The Room”. James Franco assume as mesmas funções nessa biografia cômica e revela, ao final (com a comparação das cenas originais) que nada do que foi mostrado é exagero. A falta de noção do ator/diretor, a bizarrice e a cafonice são totais.
Nos bastidores do filme, acompanhamos o comportamento explosivo do ator/diretor, ele não aceita sugestões de ninguém e tem completa convicção de que está certo e de que o filme será um sucesso. Até o público amador percebe, facilmente, erros na filmagem e nas atuações fora do contexto.
O desempenho de James Franco é impressionante. Vemos nele o verdadeiro Tommy Wiseau. As cenas são mesmo hilárias e inacreditáveis. Tommy Wiseau não tem ciência de sua loucura. Um exemplo disso é a ternura com que James Franco retrata a expressão de tristeza do "artista" ao perceber as gargalhadas que a plateia dispensa ao seu filme, projetado na pré-estreia. É comovente.
Já Dave Franco (irmão de James Franco), no papel de Greg Sestero, tem uma atuação mediana. Ele é um ascendente a ator que se junta a Tommy jurando-lhe lealdade.
O filme começa em 1998, em São Francisco, dentro uma escola de interpretação. Greg Sestero é um fã de James Dean que aos 19 anos deseja intensamente ser ator, mas não percebe que não tem nenhum tipo de talento, além de ser muito tímido para interpretar. Depois de tomar uma repreensão da professora de interpretação, Sestero observa o próximo candidato ao estrelato exibir o que aprendeu no mundo das artes cênicas. Ele é Tommy Wiseau, um sujeito com um visual muito estranho. Wiseau, ao contrário de Sestero, é o mestre da extroversão. Ele, então, mostra sua peculiar interpretação para uma cena de Um Bonde Chamado Desejo, de Tennessee Williams. Wiseau impressiona todos, porém de uma forma negativa. Menos Sestero, que acha que a cara-de-pau dele, na verdade, é a tradução de um talento nato. Ambos partem, então, para Los Angeles em busca dos sonhos de atuar. Depois de alguns testes de atuação malsucedidos, surge a ideia de fazer um filme.
Tommy mergulha de cabeça e gasta uma fortuna, que ninguém sabe de onde vem. Em meio a reclamações e críticas de que as filmagens vão mal, o projeto segue assim mesmo. Depois de 8 meses, enfim, a pré-estreia.
A forma como James Franco constrói o personagem é brilhante. É o filme do filme, tão engraçado e surreal como o original. É interessante ver a dedicação até a conclusão da obra, fora dos padrões, mas que, por incrível que pareça, agradou e tem fãs até hoje. Com o tempo, ele acabou se tornando uma produção “cult” por excelência. É exibido semanalmente nos Estados Unidos em sessões à meia-noite, com os fãs se trajando como os personagens e recitando cada linha do bizarro roteiro.

Avaliação: ***
-->

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP