terça-feira, 30 de janeiro de 2018

O Insulto (L’Insulte)

País: França/Líbano
Ano: 2017
Gênero: Drama
Duração: 112 min
Direção: Ziad Doueiri
Elenco: Adel Karam, Rita Hayek, Kamel El Basha e Christine Choueiri.

Sinopse: Beirute. Toni (Adel Karam) é um cristão libanês que sempre rega as plantas de sua varanda e um dia, acidentalmente, acaba molhando Yasser (Kamel El Basha), um refugiado palestino. Assim começa um desacordo que evolui para julgamento e toma dimensão nacional.

Crítica: “O Insulto” é o primeiro filme libanês indicado ao Oscar, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
A história é muito bem conduzida. A partir de um simples incidente cria-se uma tensão sem proporções que leva dois homens ao tribunal, a disputa de ego entre dois excelentes advogados, a cobertura pela mídia e a quase guerra nas ruas, com uma população inflamada: de um lado, os cristãos libaneses; de outro, os refugiados palestinos.
A raiva entre os dois homens (Adel Karam e Kamel El Basha em ótimas atuações), cada um com suas razões, revela raízes profundas. Guerras anteriores, injustiças cometidas pelo exército, humilhação, mortes, desaparecimentos, estupros.
Tudo está enterrado, mas bem na superfície. Basta um motivo e tudo em à tona. A posição política é muito bem colocada na trama e a razão de as pessoas viverem em constante batalha. É normal odiar o outro, incitar a briga, ofender. Anos de lavagem cerebral por parte de partidos políticos, do poder que clama vingança em nome de votos.
Não há interesse pelo ser humano, pelo seu bem-estar. E as consequências são devastadoras, claro, sempre para o lado mais fraco.
As pessoas brigam e nem sabem o porquê. Faz parte da cultura. Um filme com fortes chances de levar a estatueta do Oscar.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP