terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Sem Fôlego (Wonderstruck)

País: EUA
Ano: 2017
Gênero: Drama
Duração: 117 min
Direção: Todd Haynes
Elenco: Oakes Fegley, Millicent Simmonds, Julianne Moore, Michele Williams, Jaden Michael, Morgan Turner, James Urbaniak e Cory Michael Smith.

Sinopse: Gunlint, Minnesota, 1977. Ao atender um telefonema, o garoto Ben é atingido pelo reflexo de um raio, que caiu bem em sua casa. Esta situação faz com que seja levado a um hospital em Nova York, onde descobre que não consegue mais ouvir um som sequer. Em 1927, a jovem surda Rose foge de sua casa em Nova York para encontrar sua mãe, a consagrada atriz Lillian Mayhew. A vida destes dois garotos que não conseguem mais ouvir está interligada a partir de um livro de curiosidades, que os leva ao Museu de História Natural.

Crítica: a trama acompanha duas realidades em paralelo: em 1977, o jovem Ben (Oakes Fegley) subitamente é atingido pelo reflexo de um raio, que caiu em sua casa. Em 1927, uma garota (Millicent Simmonds) foge de casa para encontrar sua mãe, uma atriz consagrada. Ambos nada ouvem: ela de nascença, ele devido ao acidente. É a deixa para que Haynes estabeleça uma narrativa onde, cada vez menos, as palavras têm significado.
Usando o tom de fábula (portanto, é preciso se deixar levar pela narrativa) e a linguagem cinematográfica do cinema mudo, o diretor divide as histórias (em sua maior parte passadas em Nova York) em cenário preto e branco (a mais antiga) e colorido (a mais recente). A edição de som primorosa e a trilha sonora com canções que remontam à época fazem toda a diferença.
Com uma excelente narrativa, conteúdo cultural, tom de mistério na dose certa nas histórias das duas crianças (aliás, excelentes em suas performances, com um semblante mais maduro), o filme agrada pela linguagem e qualidade próprias. Destaque também para a atuação de Jaden Michael (no papel de Jamie), que ajuda Ben em sua busca. E ainda há o capricho estético na recriação dos anos 20 e 70.
As aparições dos atores adultos são breves, como as da Michele Williams e Julianne Moore (esta última aparece mais e tem uma participação fundamental no desfecho da trama, convincente como sempre).
Poucas palavras, mas muito a dizer. Uma bela obra! 

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP