terça-feira, 30 de janeiro de 2018

The Post – A Guerra Secreta (The Post)

País: EUA
Ano: 2017
Gênero: Drama
Duração: 115 min
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Meryl Streep, Tom Hanks, Sarah Paulson e Bob Odenkirk.

Sinopse: Ben Bradlee (Tom Hanks) e Kat Graham (Meryl Streep), editores do The Washington Post, recebem um enorme estudo detalhado sobre o controverso papel dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã e enfrentam de tudo para publicar os bombásticos documentos. 

Crítica: o longa conta os eventos reais quando, no final dos anos 1960, arquivos confidenciais que comprovavam as deficiências dos EUA na Guerra do Vietnã são expostos pela mídia americana. A situação torna-se ainda mais crítica quando a Casa Branca (à época o presidente é Richard Nixon) proíbe que o New York Times divulgue mais informações sobre o caso. A resposta veio firme: ele e todos os demais jornais seguem publicando os arquivos contendo todas as informações que deixam claro que, desde o início, a guerra já estava perdida para os EUA. Fato que significa que milhares de jovens soldados americanos foram enviados para a morte.
O filme acompanha a jornada dos participantes do jornal The Washington Post que passam a buscar mais informações sobre o caso (após a publicação no New York Times) e uma fonte segura, ainda que sua nova mandatária seja uma figura sempre presente nas confraternizações de políticos envolvidos naquele escândalo.
O drama se desenvolve sob dois pontos de vista. The Post: A Guerra Secreta é contada através dos olhos de Ben Bradlee (Tom Hanks), redator chefe do jornal que vê nesse conflito um possível grande passo na sua carreira, percebendo que pode fazer história em relação a sua profissão. E também pelos olhos de Kay Graham (Meryl Streep), que após anos vendo o jornal ser comandado por seu pai e depois marido, agora vê o The Post sob seu comando, tendo que aprender a lidar com o jogo e desfazer seu pacto com o típico papel de dama da alta sociedade.
Essas duas figuras centrais do filme representam respectivamente a força e a responsabilidade midiática, que deve ter seus deveres preservados, independente de governos ou governados, todavia manter uma responsabilidade com alguma verdade dos fatos e a total liberdade de falar sobre eles; e também a mudança feminina dentro desse jogo jogado exclusivamente por homens, como uma dama de renome deve e pode romper com códigos pré-determinados e começar a dar as cartas, mesmo que seus atos possam acarretar uma série de fortes consequências, mas torna-se importante pelo fato de poder e se responsabilizar por estes atos.
“The Post: A Guerra Secreta” não é apenas um thriller jornalístico, mesmo que a tensão excitante e o suspense crescentes ao ver aqueles homens e mulheres em busca dos arquivos do governo americano sejam extremamente empolgantes e envolventes; ele busca na verdade uma conexão e aproximação com a realidade do espectador. Clama por uma mídia isenta, que procure a verdade, que rompa com um sistema que existe apenas para beneficiar x ou y, e que esteja destinada a esmiuçar fatos que realmente possam auxiliar a construção de uma relação muito mais democrática entre sociedade e governo.
É um filme que se destaca pela conscientização, pela história e pela liberdade de imprensa. Saímos do cinema saudosistas de um jornalismo investigativo que preza os interesses dos cidadãos e que busca a veracidade, acima de tudo. 

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP