segunda-feira, 4 de maio de 2015

A Viagem de Yoani

País: Brasil/Cuba
Ano: 2014
Gênero: Documentário
Duração: 73 min
Direção: Peppe Siffredi e Raphael Bottino
Elenco: -

Sinopse: a blogueira cubana Yoani Sánchez construiu seu primeiro computador e criou um blog mesmo sem ter acesso à internet em casa. Hoje, sua e página recebe milhões de visitantes por mês. Depois de anos tentando obter permissão para viajar, a principal opositora dos irmãos Castro dentro da ilha veio ao Brasil, onde encontrou muita polêmica, a fim de discutir a liberdade de expressão no mundo atual.

Crítica: fui assistir ao filme com uma expectativa e saí frustrada, não pela história em si, mas pela forma como foi contada.
O documentário é mal executado, carece de material e de pesquisa, de aprofundamento dos fatos. Apenas lança imagens de Yoani no Brasil em eventos desorganizados em que os brasileiros demonstraram total falta de respeito ao não deixar a blogueira responder às perguntas e expor suas ideias. Afinal, como se pode discordar se você não ouve o que outro tem a dizer? Os protestos contrários são ridículos, sem conhecimento de causa e repletos de frases prontas e discursos retrógrados.
Os recursos gráficos utilizados são até razoáveis para retratar sua conexão com a internet que ganhou o mundo em noticiários internacionais, expondo seus pensamentos e críticas a respeito de Fidel Castro e da situação em Cuba.
Mas precisaria ir além, ouvir melhor quem era a favor ou contra sua presença aqui. Questionar, de fato, o porquê de tanta manifestação e dúvida sobre o trabalho da blogueira que recebeu vários prêmios desde que decidiu falar.
O filme é muito vago, não trazendo nada de novo ou que conquiste o interesse do espectador.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP