sexta-feira, 22 de maio de 2015

Crimes Ocultos (Child 44)

País: EUA
Ano: 2015
Gênero: Drama
Duração: 137 min
Direção: Daniel Espinosa
Elenco: Tom Hardy, Noomi Rapace, Gary Oldman, Joel Kinnaman, Agnieszka Grochowska, Vincent Cassel e Vlastina Svátková.

Sinopse: durante o opressor regime stalinista na União Europeia, um oficial da segurança percebe um padrão no assassinato de crianças e imagina existir um serial killer. O Estado não quer saber do caso e exila o oficial para que ele não possa prosseguir com a análise dos fatos. No entanto, este homem obstinado decide investigar o caso por conta própria, correndo risco de retaliação.

Crítica: o filme tem muitos aspectos positivos: cria um retrato realista e sombrio da Cortina de Ferro nos anos 1950; conta com um grande elenco (Tom Hardy, Noomi Rapace, Gary Oldman, Joel Kinnaman); e o roteiro é baseado no interessante livro de Rob Tom Smith. Porém, não é o suficiente para captar o peso da história e nem criar o mistério necessário que mantenha a trama tão interessante quanto os eventos que se desenrolam. Contribuem ainda para isso o exagero de subtramas, revelações desnecessárias e cenas de ação mal executadas.
O filme aborda uma série de assassinatos de crianças em diversas regiões da União Soviética e como o regime procura abafá-los na tentativa de vender a ideia de que a sociedade comunista é perfeita. Esse clima repressor é bem recriado.
A história segue Leo Demidov (Hardy), proeminente agente da MGB, desonerado após recusar-se a denunciar sua esposa Raisa (Rapace) como traidora. Exilados para o interior pobre da USRR, Leo e Raisa se aliam ao general Mikhail Nesterov (Oldman) para rastrear um serial killer de meninos. A forma como os personagens deixam de se preocupar com a própria segurança para resolver o caso é heroica, porém, difícil de acreditar em vista dos acontecimentos que os levam até aquele ponto. Surge aí o primeiro ponto pouco convincente.
Além disso, falta uma tensão que crie, de fato, o suspense esperado na trama. A revelação dos assassinatos é precoce e a narrativa fica menos interessante. Alguns personagens deveriam ter mais espaço ou ser melhor desenvolvidos na trama, o que não ocorre.
Outro agravante é o sotaque russo dos personagens, o que não faz sentido, já que falam inglês. O resultado é algo artificial e sem convencimento. Com exceção de Tom Hardy, as demais atuações passam longe da naturalidade.
Crimes Ocultos deixa muito a desejar e é uma pena que a história não funcione.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP