quinta-feira, 14 de maio de 2015

Sorria, Você Está Sendo Filmado!

País: Brasil
Ano: 2014
Gênero: Comédia
Duração: 80 min
Direção: Daniel Filho
Elenco: Otávio Augusto, Juliano Cazarré, Deborah Secco, Juliano Cazarré, Lázaro Ramos, Lúcio Mauro Filho, Marcos Caruso, Otávio Augusto, Pedro Nercessian, Roberta Rodrigues, Susana Vieira e Thiago Rodrigues.

Sinopse: a comédia aborda temas atuais, como a superexposição das pessoas em redes sociais e em reality shows, e mostra que a reação das pessoas muda à medida que descobrem que estão sendo filmadas. Expõe a cômica reação do síndico (Otavio Augusto), do porteiro (Lázaro Ramos), da faxineira (Roberta Rodrigues), da ex-atriz (Susana Vieira), do homem de preto (Lucio Mauro Filho), dos policiais (Juliano Cazarré e Thiago Rodrigues) e outros personagens diante de uma surpresa num prédio até a descoberta da presença de uma webcam ligada filmando toda confusão e gerando uma mudança de comportamento. Inspirado na obra "Morte de um homem nos Bálcãs (2012)", do sérvio Miroslav Momcilovic.

Crítica: o início chama a atenção: um homem solitário, diante do computador, posiciona a webcam para que capte boa parte do que acontece na sala onde está. Sem qualquer trilha sonora, os minutos iniciais permitem ao espectador observar a dor pessoal deste personagem até o súbito suicídio (ouvido, mas não exibido). Este prelúdio é essencial para a história que será apresentada a seguir, mas não se engane: Sorria, Você Está Sendo Filmado é uma comédia.
Há dois aspectos bem explícitos no roteiro: o primeiro, repleto de um humor negro bastante ácido, gira em torno dos vários personagens que encontram o cadáver em seu apartamento. Cada nova aparição, ou desdobramento com os mesmos personagens, revela o quanto os interesses pessoais se sobrepõem ao peso da morte – sentido, mas pouco respeitado. Por mais que haja um certo exagero em alguns casos, é também uma analogia direta aos dias atuais, onde o individualismo ganha cada vez mais espaço. E o segundo, ainda mais interessante, é a complexa relação entre o ser humano e a câmera. Tudo porque a tal webcam do começo do filme jamais fica desligada e é através dela que o espectador acompanha o que acontece no apartamento. Por mais que haja esta consciência do público desde o princípio, é quando os personagens descobrem que estão sendo filmados que tudo torna-se ainda maior, pela constatação de o quanto a realidade é manipulada quando se percebe a chance, mesmo que mínima, de alcançar certa fama e sucesso.
Além de um roteiro hábil e espirituoso, nos diálogos e na criação de situações absurdas, “Sorria, Você Está Sendo Filmado” tem uma direção segura e ousada de Daniel Filho. O longa é apresentado como se contasse com um único plano-sequência, em que os atores entram e saem de cena constantemente, quando na verdade há 15 cortes bastante sutis que dão um toque a mais.
Bastante teatral e com um humor mais requintado na percepção do mundo à sua volta, vale destacar ainda a oportuna abordagem da influência da Rede Globo no imaginário popular, tanto como impacto cultural como no sentido de deter o poder (de mídia, de controle, de prestígio).
Um trabalho diferente do que temos visto, recentemente, no cinema brasileiro. 

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP