sexta-feira, 22 de maio de 2015

Ali

País: EUA
Ano: 2001
Gênero: Drama
Duração: 167 min
Direção: Michael Mann
Elenco: Will Smith e Jamie Foxx.

Sinopse: o filme é baseado na vida do pugilista Muhammad Ali (Will Smith). O esportista chamava a atenção tanto dentro como fora do ringue: além de vencer lutas e o campeonato, ele era inteligente, contestador, carismático, eloquente. Quando se converteu ao islamismo, mudou seu nome de Cassius Clay para Mohammad Ali, e com este nome ficou conhecido como uma das figuras mais importantes dos anos 60 e 70.

Crítica: para compor o boxeador Cassius Clay, mais conhecido por Muhammad Ali, Will Smith teve de passar por uma verdadeira maratona de exercícios e dietas alimentares, para aumentar seu peso de 83 para 100 quilos em um ano. Também teve de aprender a falar, gesticular e lutar como o verdadeiro campeão, assistindo a vídeos e treinando com pugilistas profissionais. Para dar realismo às cenas, Smith dispensou o uso de dublês, bateu e recebeu golpes para valer, ao som de uma contagiante trilha sonora.
O diretor Michael Mann (O Último dos Moicanos) conta a trajetória do lendário boxeador, polêmico e fanfarrão, Ali, de 1964 a 1974, que enfrentou desafios tanto dentro quanto fora dos ringues. Campeão mundial dos pesos pesados aos 22 anos, Ali teve de enfrentar o preconceito racial e religioso, além do governo norte-americano, quando se recusou a servir o Exército em plena Guerra do Vietnã.
Will Smith conseguiu encarnar Ali não só fisicamente, mas também em suas feições, gestos, falas e idiossincrasias. Para quem não apostava que o ex-rapper pudesse se desvencilhar de papéis cômicos em seriados de TV e na série MIB – Homens de Preto, Smith provou ser um ator de talento, que mereceu as indicações ao Globo de Ouro e ao Oscar.
Além da atuação de Smith, outro ponto forte do filme é o roteiro bem-costurado, que não perde o fio condutor para contar a transformação de Classius Clay em Muhammad Ali, sua relação com o islamismo, as mulheres, a mídia e os adversários. Ali são retratados, com fidelidade, dez anos da vida e carreira de um dos maiores boxeadores do mundo.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP