quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Futuro Perfeito (El Futuro Perfecto)

País: Argentina
Ano: 2016
Gênero: Drama
Duração: 75 min
Direção: Nele Wohlatz
Elenco: Xiaobin Zhang, Saroj Kumar Malik e Mian Jiang.

Sinopse: Xiaobin, uma jovem chinesa de 17 anos, está perdida em um mundo novo. Após se mudar para a Argentina sem falar nenhuma palavra em espanhol, ela busca um rumo para seu futuro. Poucos dias depois de sua chegada, novos caminhos já vinham sendo traçados: ela já tinha um novo nome, Beatriz, e um emprego em um supermercado chinês. Ao se matricular em uma escola de línguas, a jovem vai aos poucos aprendendo novas palavras, ao mesmo tempo em que seu futuro é delineado.

Crítica: a Argentina já deixou sua marca registrada na história do cinema. A originalidade e a capacidade de conduzir histórias simples para uma narrativa crescente e de grande envolvimento do público são suas maiores qualidades.
Aqui a trama singular começa numa sala de idiomas com um grupo de jovens chineses, onde a protagonista é Xiaobin (Xiaobin Zhang), uma adolescente buscando se adaptar na Argentina.
Quando sai da escola e se comunica pelas ruas, a protagonista é obrigada a usar o mesmo tipo de linguagem truncada de suas aulas de línguas. E sua interação com o mundo fica prejudicada. Um exemplo disso ocorre quando ela não consegue ler o cardápio de um restaurante e, simplesmente, vai embora A precariedade financeira se une às dificuldades de inserção cultural, descritas gradativamente durante as aulas, com o limitado vocabulário de que a jovem dispõe.
A diretora faz da língua o espaço de intercâmbio com o mundo, e passa a brincar com os equivalentes imagéticos desta limitação de idiomas. Os adultos com quem Xiaobin não consegue conversar são eliminados das imagens, ou são percebidos apenas por suas vozes fora de quadro. Os pais, figuras distantes que a acolhem em território argentino por puro interesse financeiro, também ficam ausentes das cenas. A única pessoa que aparece inteira, com a mesma naturalidade da protagonista, é um garoto indiano que a encontra e, mesmo sem conhecê-la, quer se casar com ela.
Na dificuldade de interagir em detalhes, eles manifestam o desejo de gostar um do outro, e projetam essa vontade no corpo desconhecido alheio. É tão comovente quanto desconfortável ver este casal que não se toca, não conversa, e sequer conhece o nome completo da pessoa amada. Eles se unem pela solidão e pela exclusão com o meio.
Uma curiosidade do filme: os atores não são profissionais.
Sensível, poético, surreal. O fato de não conseguir dizer o que se quer pode levar a muitas interpretações, o que talvez seja mesmo a intenção da cineasta.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP