domingo, 11 de dezembro de 2016

Neruda

País: Chile/ Argentina/ França/ Espanha
Ano: 2016
Gênero: Biografia
Duração: 109 min
Direção: Pablo Larraín
Elenco: Luis Gnecco, Gael García Bernal, Mercedes Morán, Pablo Derqui e Alfredo Castro.

Sinopse: no final da década de 1940, um inspetor persegue o poeta chileno Pablo Neruda, ganhador de um Prêmio Nobel, por ter se juntado ao Partido Comunista.

Crítica: o filme aposta numa narrativa de ficção, mesclando realidade e fantasia, para retratar um período da vida do poeta Pablo Neruda, mais especificamente no ano de 1948.
Para tanto, utiliza-se de uma de suas obras em que há um inspetor que o persegue em sua fuga do Chile, forçado pelas circunstâncias da vida clandestina após sua adesão ao comunismo.
Mas o filme não se aprofunda muito nem no lado político nem no lado profissional de Neruda. Opta pelos devaneios de sua vida desregrada, movida a muitas mulheres de prostíbulos e a festas com muita bebida, ópio e intelectuais da época. Seu segundo casamento termina após ter que se retirar do país. O inspetor morre ao tentar capturar Neruda, exatamente como descreve em seu livro.
As atuações são convincentes: Luis Gnecco (como Neruda), Mercedes Morán (como Delia) e Gael García Bernal (como Oscar), mas o roteiro, com sua trama fantasiosa e forçosamente poética, não empolga.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP