quarta-feira, 15 de junho de 2016

A Corte (L’Hermine)

País: França
Ano: 2015
Gênero: Comédia dramática
Duração: 98 min
Direção: Christian Vincent
Elenco: Fabrice Luchini, Sidse Babett Knudsen, Corinne Masiero e Victor Pontecorvo.

Sinopse: Michel Racine (Fabrice Luchini) é um juiz rígido e impiedoso, conhecido pela atitude extremamente profissional nos tribunais. Isso muda quando a jurada de um de seus casos é Ditte Lorensen-Cotteret (Sidse Babett Knudsen), uma mulher por quem foi perdidamente apaixonado muitos anos atrás, mas que o abandonou.

Crítica: é um filme bastante atípico. Apesar de a trama se passar quase todo o tempo no tribunal, não é o julgamento em si o foco da história. Não é interesse do diretor que saibamos, de fato, se o acusado é culpado ou não, ou de manter um clima de suspense. Tampouco é propósito da película se o provável romance entre o juiz e uma jurada ocorrerá ou não. O encontro ao acaso o fez lembrar do passado, quando apaixonou-se por ela (uma enfermeira) durante seu tratamento de saúde.
O cerne está na mudança de comportamento, na alteração de estado de espírito, quando o juiz, sempre fechado, sério e “arrogante”, como é visto pelos outros, se vê com uma motivação diferente, fora de sua rotina.
Em meio a um divórcio recente, a um julgamento difícil e a uma forte gripe que o acomete um dia antes de ir ao tribunal, ele vê uma porta que pode ou não abrir. Não se mostra aqui um final feliz, mas a existência da possibilidade, que às vezes já é suficiente para dar um sopro de vida.  
E Fabrice Luchini (juiz Michel Racine) encara, com perfeição, seu personagem no contexto proposto.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP