quinta-feira, 23 de junho de 2016

O Botão de Pérola (El Botón de Nácar)

País: Chile
Ano: 2015
Gênero: Documentário
Duração: 82 min
Direção: Patricio Guzmán
Elenco: -

Sinopse: o Chile apresenta uma paisagem sobrenatural, na qual estão as vozes da população indígena da Patagônia, dos primeiros navegadores ingleses que chegaram ao país, e também a voz dos presos políticos chilenos. Alguns dizem que a água tem memória, outros, que ela também tem voz.

Crítica: um conjunto de imagens e fragmentos da exuberante patagônia chilena e de suas tribos indígenas (nômades e caçadores) usam a água como premissa para retratar que dela tudo sai e é para onde tudo volta, que ela tem memória e tem voz. Vida e morte ao mesmo tempo. De forma poética, conta-se como lhe foram impostos valores, crenças e modo de viver europeus; como foram castigados pelos colonizadores espanhóis; e como foram dizimados pelas doenças dos homens brancos. Séculos se passaram e a morte na época do ditador Pinochet volta a rondar. Corpos que são jogados ao mar, sem o direito de serem enterrados pelos familiares.
O documentário ouve alguns dos poucos indígenas da tribo alakaluf (kaweskar) que restaram, para saber mais de sua cultura e língua. Hoje apenas 20 deles ainda estão vivos.
É um retrato cruel do massacre aos costumes de povos que tinham um tipo de vida muito peculiar e que se adaptavam perfeitamente à região.
Homens e mulheres usavam saias e peles e passavam gordura no corpo para se proteger da baixa temperatura, da maresia e da chuva. A proteína abundante do guanaco, de foca, do leão-marinho e das pequenas baleias constituía a dieta básica. Nenhum dos grupos construía abrigos permanentes. Os selknans faziam tendas de couro, folhas e gravetos e se deslocavam atrás da caça, carregando-as. Os yamanas e os alakalufs mudavam de acampamento viajando de canoa, zelando por pequenas fogueiras acesas sobre montes de areia dentro das embarcações. Suas mulheres eram hábeis nadadoras e mergulhavam no mar gelado em busca de mariscos.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP