quinta-feira, 23 de junho de 2016

A Odisseia de Alice (Fidelio, l’odyssée d’Alice)

País: França
Ano: 2014
Gênero: Comédia dramática
Duração: 97 min
Direção: Lucie Borleteau
Elenco: Ariane Labed, Melvil Poupaud, Anders Danielsen e Pascal Tagnati.

Sinopse: Alice (Ariane Labed) é engenheira especializada em cargueiros. Ela trabalha muito bem e é reconhecida por sua postura profissional, sendo frequentemente a única mulher entre dezenas de homens. Alice tem um namorado norueguês, que sempre espera por ela em solo. Mas durante as viagens, ela reencontra um antigo amor, o capitão Gaël (Melvil Poupaud), e pensa que esta pode ser a oportunidade de reatar com um dos únicos homens que realmente amou.

Crítica: o filme narra, de fato, a odisseia de Alice. Ela é uma excelente profissional, segura, feliz com o doce namorado norueguês (Felix), enfim, uma mulher bem resolvida.
Ao embarcar numa missão por 3 meses em um cargueiro, seu namoro é fortemente abalado ao encontrar um antigo amor, o capitão Gaël (Melvil Poupaud), por quem realmente considera ter estado apaixonada. A princípio, ela resiste, mas acaba cedendo por achar que um novo encontro pode trazer novas perspectivas amorosas.
Nesse período, ela continua mantendo contato com seu namorado em terra firme e lendo o diário de um tripulante que morreu (acidente de trabalho) antes da sua chegada. É interessante também como o filme mostra a vida em alto-mar: a solidão, a rotina, os passa-tempos, as pausas para descanso, as brincadeiras, os contratempos, os desentendimentos.
Ao final dos 3 meses, mal se passam 24 horas em terra, e ela é novamente convocada para trabalhar, agora promovida a chefe. Seu namorado acaba por descobrir no celular dela uma foto com Gaël e ela se sente péssima.
É quando, então, descobre que ama mesmo Felix. Para chegar a essa conclusão, ela também transa com outro rapaz no navio. É interessante a abordagem nada machista que a sociedade nos impõe. Alice tenta, como qualquer pessoa, se entender e buscar a felicidade.
Os sentimentos são o ponto-chave da trama, que tem no comportamento da protagonista seu fio condutor. A direção é muito feliz ao conduzir esse descobrimento das emoções e suas consequentes decisões sem julgar.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP