quarta-feira, 15 de junho de 2016

La Vanité

País: França
Ano: 2015
Gênero: Comédia dramática
Duração: 75 min
Direção: Lionel Baier
Elenco: Patrick Lapp, Carmen Maura e Ivan Georgiev.

Sinopse: David Miller (Patrick Lapp) decide dar fim a sua vida. Para isso, esse velho arquiteto doente, recorre a uma associação de suicídio assistido. Mas Esperança (Carmen Maura), a atendente da clínica, não parece estar muito a par do procedimento, enquanto David Miller tenta de todo jeito convencer Tréplev (Ivan Georgiev), prostituto russo do quarto ao lado, a ser testemunha do seu último suspiro, como a lei exige na Suíça. Durante uma noite, os três vão descobrir que a afeição pelos outros e talvez o amor sejam os únicos sentimentos que realmente persistem.

Crítica: o filme tem uma direção diferente. O cenário causa a impressão de estarmos no teatro, o ambiente é escuro (apesar da presença das cores fortes), a câmera parece invadir nossa visão nos aproximando bastante do quarto onde se passa quase toda a história e os movimentos são poucos – praticamente 3 personagens dividem a cena.
Mesmo na estranheza, nota-se o talento do diretor ao optar por essa forma de apresentação. Há comicidade e tragédia que contrabalançam um tema delicado, que é o da eutanásia, mais especificamente da “morte assistida” – técnica permitida na Suíça.
No desenrolar do filme, vemos a assistente Esperança (Espe) tentando persuadir o paciente da sua decisão. Decidido, entra em cena outro personagem, Tréplev, prostituto que está hospedado no quarto ao lado, que servirá de testemunha já que o filho de David não quis participar.
Outras surpresas e revelações virão, mudando o rumo do desfecho. Questionamentos sobre o valor da vida são levantados, sem muita filosofia ou melodrama. Na medida certa. 

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP