quinta-feira, 23 de junho de 2016

Paulina (La Patota)

País: Argentina
Ano: 2016
Gênero: Drama
Duração: 103 min
Direção: Santiago Mitre
Elenco: Dolores Fonzi, Oscar Martinez, Esteban Lamothe e Cristian Salgero.

Sinopse: Paulina (Dolores Fonzi), 28 anos, largou uma promissora carreira na advocacia para ser professora em uma região problemática da Argentina. Sacrificando o namoro e a confiança do pai, um poderoso juiz (Oscar Martinez), ela sustenta as suas convicções de ensino e política. Entretanto, sua crença é colocada à prova ao ser estuprada por um grupo de alunos.

Crítica: os dramas argentinos costumam ser muito elogiados pela crítica, mas “Paulina” não está nessa lista seleta.
As convicções sociais e políticas da professora Paulina (Dolores Fonzi), que decide dar aulas no interior do Paraguai, são insustentáveis diante dos subsequentes acontecimentos que a acometerão.
Além do estupro cometido por um aluno com a ajuda de outros, a sua passividade perante à não punibilidade dos culpados e a sua aparente aceitação ao optar por não abortar o filho fruto da violação (reagindo como se fosse seu destino) constroem um personagem surreal.
A uma certa altura, nos perguntamos se ela quer ser uma heroína ou se quer provar que suporta tudo e acima de tudo está. Não só é difícil para o pai, o namorados, os colegas de trabalho entenderem como para o espectador também é. Há, inclusive, uma tentativa de justificativa pelo seu comportamento (após ela saber quem é o estuprador e negar reconhecê-lo quando capturado pela polícia), quando diz que o ambiente ou as circunstâncias obrigam as pessoas a cometerem atos bárbaros – o que é um disparate. Se assim fosse, todos os estupros seriam justificáveis, então?
A premissa da trama e toda a gravidade que os trágicos fatos trazem são inconsistentes com o final proposto. O argumento fraco condenou o filme a um equívoco.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP