quinta-feira, 16 de junho de 2016

Viva a França! (En mai fais ce qu’il te plait)

País: França
Ano: 2015
Gênero: Drama histórico
Duração: 114 min
Direção: Christian Carion
ElencoAugust Diehl, Olivier Gourmet, Mathilde Seigner, Alice Isaaz e Matthew Rhys.

Sinopse: em maio de 1940, as tropas alemãs estão prontas para invadir a França. Assustados com o progresso do inimigo, o povo de uma pequena vila decide desafiar as ordens do governo, fugir e desbravar rotas desconhecidas para se esconder da ameaça estrangeiras.

Críticafugindo um pouco do padrão de filmes de guerra, “Viva a França!” apresenta um vilarejo tentando se proteger dos ataques alemães. Buscam como solução inicial a partida por estradas secundárias rumo ao sul do país levando cada um o que pode e deixando todo o resto para trás.
Nesse contexto, está Hans (August Diehl), belga, do movimento da resistência aos nazistas, que foge para a França e, por estar sem documentos, acaba sendo preso e separado de seu filho Max, que fica aos cuidados de Suzanne, moradora do vilarejo.
A odisseia de fuga é muito bem sucedida, com um cenário perfeito, situações de perigo e, também, de descontração (como defesa ao terror que existe ao redor), a exploração do momento difícil por pessoas sem escrúpulos vendendo comida a preços altíssimos e até a presença de um cineasta alemão capturando imagens para seu “grande filme”.
Quando Hans é libertado da prisão pelos franceses (já que as tropas alemãs estão invadindo), ele parte em busca do seu filho.
A trama tem alguns “pulos” que acabam por ser entendidos mais adiante. Fora esses lapsos na edição, a história baseada em fatos reais comove. 

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP