quarta-feira, 15 de junho de 2016

O Novato (Le Nouveau)

País: França
Ano: 2015
Gênero: Comédia
Duração: 81 min
Direção: Rudi Rosenberg
Elenco: Max Boublil, Raphael Ghrenassia e Joshua Raccah.

Sinopse: a primeira semana de Benoit (Raphael Ghrenassia) em seu novo colégio não acontece como ele esperava. Ele é maltratado pelo grupo de Charles, os garotos populares, e os únicos alunos a recebê-lo com bondade são os mais cafonas. Felizmente, há Johanna, uma linda sueca com quem Benoit faz amizade e se apaixona. Infelizmente, ela vai aos poucos se afastando de Benoit para integrar o grupo de Charles. Seguindo os conselhos do tio, Benoit organiza uma festa e convida toda sua turma. É a ocasião de ser tornar popular e reconquistar Johanna.

Crítica: a adaptação à nova escola, aos novos amigos e à nova rotina é sempre uma fase difícil pela qual quase todos passam.
O preconceito e o tão conhecido “bullying” são os maiores problemas e, quando mais incisivos, podem mesmo traumatizar e perpetuar o afastamento de todos.
Benoit (Raphael Ghrenassia) é tímido e tem dificuldades de se expressar e de enturmar. Mesmo balançado pela atenção de Johanna (também novata, vinda da Suécia), que passa a se relacionar com meninos nada amigáveis, ele resiste e não cede.
Um grande momento do filme é quando ele dá uma festa e convida alguns de seus colegas da escola, mas apenas 3 deles vão: um nerd (sempre há um), uma menina com deficiência especial e um guloso e “inconveniente”. Nem a Johanna comparece. Sozinhos e com o tio, que é DJ, eles se divertem e sequer sentem falta de todo o resto. Nasce aí uma grande amizade. As pessoas não precisam ser iguais ou apreciar e fazer as mesmas coisas. As diferenças existem e merecem ser respeitadas. O comportamento e o caráter de cada um, geralmente, definem como essa pessoa será e como ela viverá.
A mensagem positiva da trama é essa: não forçar uma amizade só para pertencer ao grupo que, na maioria das vezes, nem é mesmo o seu grupo. As afinidades são naturais e não criadas. É preciso maturidade para isso e para não se deixar levar pelos outros.
Vale ressaltar a atuação dos atores adolescentes. Joshua Raccah, que faz o amigo guloso de Benoit, rouba a cena.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP