quarta-feira, 15 de junho de 2016

Florida

País: França
Ano: 2015
Gênero: Comédia dramática
Duração: 110 min
Direção: Philippe Le Guay
Elenco: Jean Rochefort, Sandrine Kiberlain e Anamaria Marinca.

Sinopse: aos 80 anos, Claude Lherminier (Jean Rochefort) já não é mais o grande industrial de antigamente. Aposentado, ele sofre com a perda de memória, e não consegue viver sem a ajuda de enfermeiras. Mesmo assim, insiste em morar sozinho, afugentando todos que tentam ajudá-lo. A filha Carole (Sandrine Kiberlain) não quer colocá-lo num asilo, mas se preocupa com as manias e obsessões do pai. Em especial, Claude não para de falar na visita da outra filha, Alice, que não vem vê-lo há quase dez anos.

Crítica: um filme leve, mas nem por isso despretensioso. Aborda, com bastante inteligência, a questão da idade e da morte próxima, sem se tornar pesado, sombrio ou enfadonho.
Aqui, Claude Lherminier (o competente Jean Rochefort) tem Alzheimer e é cuidado pela filha Carole (Sandrine Kiberlain) que divide sua existência entre a direção da empresa (que era do pai), os cuidados com ele, o filho que está prestes a entrar na faculdade e a difícil vida amorosa. Suas maiores dificuldades são contratar alguém que seja enfermeira e “babá” do pai e driblar as perguntas dele sobre a outra filha, que já está morta e que ele não se recorda.
A dupla “humor e sarcasmo” caminha bem na trama, com diálogos muito inspirados e ótimas atuações.
É difícil medir nossa disposição, paciência e tempo para ajudar, mesmo para a pessoa que amamos. Até quando podemos, de fato, ser úteis? Quando é o momento de pedir auxílio ou buscar uma solução para a qual tentamos não ver ou que adiamos até o último instante?
“Florida” contempla isso com muita sabedoria.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP