quarta-feira, 15 de junho de 2016

Agnus Dei (Les Innocentes)

País: França
Ano: 2015
Gênero: Drama
Duração: 110 min
Direção: Anne Fontaine
Elenco: Lou de Laâge, Vincent Macaigne e Agata Buzek.

Sinopse: Polônia, dezembro de 1945. Mathilde Beaulieu, uma jovem médica da Cruz Vermelha encarregada de tratar sobreviventes franceses antes de serem repatriados, é chamada para socorrer uma freira polonesa. Relutante no início, concorda em ir ao convento, onde trinta freiras Beneditinas vivem afastadas do mundo exterior. Mathilde descobre que várias freiras, que engravidaram em circunstâncias dramáticas, estão a ponto de dar à luz. Aos poucos, surge entre a ateia e racionalista Mathilde e as freiras, ligadas às regras de sua vocação religiosa, relações complexas que aguçadas pelo perigo as tornarão cúmplices para um novo encontro com suas próprias vidas.

Crítica: a trama, baseada em fatos reais, é comovente. Não só pela história em si, mas pela excelente interpretação do elenco.
Aos poucos, vamos tomando conhecimento do que se passou no convento, dos horrores a que foram submetidas as freiras. Várias estão grávidas por terem sido estupradas por soldados alemães e russos, várias vezes.
A vergonha e a dor pelo ocorrido são indescritíveis. Aceitação e rejeição pelos filhos que nascem caminham lado a lado. A madre superior proíbe que as mães fiquem com eles e, supostamente, seriam doados para as famílias. No entanto, os familiares desconhecem o ocorrido. E a verdade vem à tona.
Apenas a médica (interpretada por Lou de Laâge) poderá salvar as próximas crianças. Primeiramente, renunciada por ser ateia, acaba conquistando a confiança das freiras. Algumas sem fé ou esperança, encontram forças na sua coragem (ela descumpre ordens e visita as irmãs quando não está trabalhando no hospital). A convivência delas é um aprendizado.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP