terça-feira, 27 de maio de 2014

Dominguinhos

País: Brasil
Ano: 2014
Gênero: Documentário
Duração: 84 min
Direção: Mariana Aydar, Eduardo Nazarian e Joaquim Castro.
Elenco: Dominguinhos, Nana Caymmi e Gilberto Gil.

Sinopse: documentário sobre o sanfoneiro, cantor e compositor pernambucano Dominguinhos (1941-2013) com imagens de arquivo e depoimentos de artistas.

Crítica: o sertão é o cenário que emoldura a vida do músico e serve de fio condutor para o documentário.
A direção opta pela valorização das imagens e, claro, da música contagiante, para homenagear o cantor, músico e compositor nascido em Garanhuns (PE). Transitando pela origem humilde do artista, seu jeito calado e introspectivo, as parcerias de sucesso e as grandes composições, o documentário oferece um bom resgate de sua obra e é difícil não se emocionar.
Enquanto a história é contada na voz do próprio artista, imagens abstratas e ícones da representação do sertão no cinema – o sol, a vegetação espinhosa, a carniça na terra seca, o sertanejo – são inseridas, além de trechos de apresentações do músico (alguns inéditos).
O retrato da carreira do compositor acompanha a parceria com o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, responsável pelo grande salto artístico, e as composições em parceria com Anastácia, responsável por alguns de seus maiores sucessos.
O ponto alto da obra é quando grandes intérpretes da MPB cantam suas músicas. Em um dos momentos mais impactantes, Nana Caymmi canta Contrato de Separação, uma de suas composições mais lembradas. Qui nem Jiló, Eu Só Quero Um Xodó, Isso Aqui Tá Bom Demais e De Volta pro Aconchego também aparecem em performances de nomes como Elba Ramalho, Gilberto Gil, Nara Leão e Gal Costa.
A sanfona está sempre presente. É impossível desassociá-la da imagem de Dominguinhos.
O filme é, sem dúvida, uma grande homenagem ao artista que viveu para a arte e deixou um grande legado.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP