domingo, 18 de maio de 2014

Inimigo Público Nº 1 – Parte 1 – Instinto de Morte (L'instinct de Mort)

País: França
Ano: 2008
Gênero: Policial, biografia
Duração: 113 min
Direção: Jean François Richet
Elenco: Vincent Cassel, Cécile De France, Gérard Depardieu, Gilles Lellouche, Roy Dupuis, Elena Anaya, Michel Duchaussoy, Myriam Boyer e Florence Thomassin.

Sinopse: primeiro de dois filmes do diretor Jean-François Richet sobre a história do famoso gângster francês Jacques Mesrine (Vincent Cassel), que atuou nos anos 70 e se tornou o inimigo número um da polícia parisiense. Esta primeira parte é ambientada nos anos 60, em Paris, e início dos anos 70, no Canadá, durante a ascensão criminal de Mesrine, um homem comum, nascido em uma família de classe média, na cidade de Clichy.

Crítica: o longa começa pela cena final em que Mesrine é fuzilado pela polícia nas ruas de Paris.
A partir daí, mostra rapidamente sua atuação como combatente na Guerra da Argélia e, ao retornar, sua entrada no mundo do crime, influenciado por amigos. De classe média alta, recrimina o pai por ter ganhado dinheiro com os alemães na guerra e larga tudo.
De primeiro assalto a banco, nunca mais parou. Mesrine é preso e foge. Nada parece detê-lo. Depois que seu mentor Guido (Gérard Depardieu) e seu comparsa Paul (Giles Lellouche) são mortos, sua ousadia aumenta. Obcecado pelo perigo, alia-se a outro companheiro para dar continuidade à vida criminosa.  
De temperamento explosivo e violento, sagaz e corajoso, ele se mete em uma série de brigas, roubos e assassinatos, até ser preso pela polícia. Quando começa a ser ameaçado de morte tanto pela polícia quanto pelos bandidos, ele se refugia no Canadá.
O roteiro é bastante dinâmico, muitos tiroteios, adrenalina, mortes. Um thriller policial para ninguém colocar defeito.
E Vincent Cassel brilha no papel de bandido, perfeitamente convincente. A melhor interpretação da sua carreira.


Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP