domingo, 18 de maio de 2014

Mais que Mel (More than Honey)

País: Suíça/Alemanha/Áustria
Ano: 2012
Gênero: Documentário
Duração: 91 min
Direção: Markus Imhoof
Elenco: -

Sinopse: em menos de quinze anos, 50% a 90% das abelhas desapareceram da Terra. O documentário investiga como essa epidemia está se propagando rapidamente por todo o planeta.

Crítica: o documentário candidato da Suíça ao Oscar 2014 de melhor filme estrangeiro realmente mereceu a indicação. Extremamente educativo, didático e elucidativo, traça com riqueza de detalhes todo o processo da produção de mel pelo mundo para consumo. Há pequenos e grandes comerciantes, desde os Alpes suíços, passando pela China, até os Estados Unidos. As imagens são incrivelmente belas e contam, claro, com a ajuda da computação gráfica quando, por exemplo, mostra-se o voo de uma abelha operária.
O alerta sobre o desaparecimento das abelhas é incisivo. Uso de fungicidas e transporte de abelhas para outros continentes interferem na sobrevivência das abelhas e dão vazão ao surgimento de bactérias, parasitas e ácaros que matam colmeias inteiras.
Cientistas estudam a capacidade de locomoção, a velocidade com que transportam o pólen, as plantas preferidas, os movimentos coordenados e até a ‘comunicação’ entre elas que faz todo o processo funcionar. O olfato incrivelmente desenvolvido é o que possibilita um trabalho tão árduo e perfeito.
Intervenções laboratoriais testam cruzamentos de espécies, até em locais onde originalmente não havia abelhas, como a Austrália, por exemplo, a fim de buscar soluções para o futuro onde as abelhas possam ainda procriar e continuar existindo.
Lucro e ciência guiam os interesses. Resta saber qual vencerá. 

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP