domingo, 18 de maio de 2014

Operários da Bola

País: Brasil
Ano: 2014
Gênero: Documentário
Duração: min
Direção: Virna Smith
Elenco: -

Sinopse: "Operários da Bola" é um documentário realizado durante a construção da Arena de Brasília, para a Copa do Mundo de 2014. Um filme que conta a história de operários da obra, vindos de diversos estados do Brasil, que participaram da Copa Solidária dos Operários da Bola, campeonato realizado no canteiro de obras, durante a construção do estádio - em abril de 2012. No filme, os operários que dão sangue e suor durante a maratona semanal, são também brasileiros que disputam a sua vitória pessoal no campo, como todos os outros “Ronaldos”. Não há classe social, chefe, nem patrão. Existe apenas uma única corrente: a paixão pelo futebol.

Crítica: o documentário acompanha um fato curioso: durante o processo final de construção do Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, operários se uniram para disputar um campeonato de futebol. Ali estão indivíduos de todo o país, com histórias particulares. Cada qual a sua maneira, porém todos unidos pela mesma motivação: o futebol. Se, antes, esses indivíduos apaixonados pelo esporte acreditaram que um dia poderiam se tornar jogadores profissionais, hoje eles vivem a angústia e a decepção de nunca terem conseguido atingir seus objetivos.
É justamente este choque entre sonho e realidade o grande trunfo do filme, centrado em quatro personagens: um técnico que atua no campeonato; o goleiro do time campeão; um ex-jogador profissional; e o responsável pela organização do torneio. A diretora viajou até as cidades onde os quatro nasceram em uma tentativa de retratar melhor suas realidades.
Assim, há um retrato cru e doloroso do mundo do futebol e suas particularidades: a influência dos empresários na carreira dos jovens jogadores e a dificuldade de ser escolhido nos processos de seleção são temas presentes. "Nem todo mundo pode ser um jogador de futebol, mas peão, isso tudo mundo pode ser", diz um personagem em determinado momento.
Há, porém, alguns problemas no registro dessas histórias. A escolha de inserir uma narração profissional típica das transmissões radiofônicas sobre os trechos das partidas exibidas entre as entrevistas, além de não passar qualquer emoção, destoa das imagens e compromete a percepção do espectador sobre as disputas em campo.
Outra falha é o fato de que as entrevistas serem todas mescladas com imagens captadas da construção do estádio. São vários minutos de manipulação de guindastes, instalação de blocos de concreto e coisas do tipo, que aparecem de forma aleatória e sem conexão com entrevistas ou histórias relatadas.
“Operários da Bola” parece bem intencionado, mas falta experiência à diretora para alcançar um registro mais profundo.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP