domingo, 18 de maio de 2014

Praia do Futuro

País: Brasil/Alemanha
Ano: 2014
Gênero: Drama
Duração: 106 min
Direção: Karim Aïnouz
Elenco: Wagner Moura, Clemens Schick e Jesuíta Barbosa.

Sinopse: Donato (Wagner Moura) é salva-vidas na Praia do Futuro, em Fortaleza. Ayrton é um menino que sonha com motos e super-heróis e admira a coragem do irmão mais velho em se jogar nas ondas para salvar desconhecidos. Quando falha pela primeira vez em resgatar uma vida no mar, Donato acaba conhecendo Konrad (Clemens Schick), um alemão piloto de moto velocidade, amigo do afogado. Donato parte com Konrad para Berlim e desaparece, deixando o irmão mais novo, Ayrton (Jesuíta Barbosa) para trás. Anos depois, Ayrton, já adolescente, se aventura em busca de Donato para um acerto de contas com aquele que considerava seu herói.

Crítica: o cineasta, já conhecido por seus trabalhos em "O Céu de Suely", "O Abismo Prateado" e na minissérie "Alice", com histórias de mulheres à deriva, aqui se volta para o universo masculino.
O filme mostra o envolvimento homossexual de Donato com o alemão Konrad, mas aborda muito mais: solidão; a vontade repentina que um homem tem de mudar de vida e de país, deixando a família pra trás e seguindo em frente; a sensação de desenraizamento, de se sentir deslocado num lugar que não é o seu; o sentimento de abandono daqueles que ficaram; a relação entre irmão mais velho e irmão mais novo – para este, aquele sempre vai ter algo de super-herói. No entanto, não é um filme fácil de se ver.
É lento, tem poucos diálogos. A intenção do cineasta é mostrar por meio da ação dos seus personagens os sentimentos que estão à flor da pele.
O filme se divide em 3 partes: O Abraço do Afogado, Um Herói Partido ao Meio e Um Fantasma que Fala Alemão. Há dor, dúvidas, amor, cenas fortes, nudez frontal, mas o que impressiona mesmo é a interpretação de Wagner Moura que vive um personagem extremamente emocional. Totalmente distinto do que vimos em Tropa de Elite, o que comprova ainda mais seu talento.   

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP