sábado, 3 de maio de 2014

Eu, Mamãe e os Meninos (Les Garçons et Guillaume, à table)

País: França
Ano: 2013
Gênero: Comédia
Duração: 85 min
Direção: Guillaume Gallienne
Elenco: Guillaume Gallienne, André Marcon, Françoise Fabian, Diane Krueger e Reda Kateb.

Sinopse: a primeira lembrança que tenho da minha mãe foi quando tinha 4 ou 5 anos. Ela nos chamava, meus dois irmãos e eu, para o jantar dizendo: "Meninos e Guillaume, está na mesa!" e da última vez que falei com ela pelo telefone, ela desligou me dizendo: "Um beijo, minha querida"; pois é, digamos que entre essas duas frases, há alguns mal-entendidos.

Crítica: o filme ganhou cinco prêmios César 2014, incluindo melhor filme e melhor ator, para Guillaume Gallienne que também escreveu o roteiro e dirigiu o filme. A comédia, que concorreu com filmes de peso, como O Passado (de Asghar Farhardi), A Pele de Vênus (de Roman Polanski), e Azul é a Cor mais Quente (de Abdellatif Kachiche), é mesmo excepcional e merecedora de tanto reconhecimento.
Guillaume mescla, com competência, teatro e cinema para contar a história autobiográfica de um jovem francês que, pelos trejeitos e íntima ligação com a mãe, é desde a infância considerado homossexual. Na narrativa, a encenação teatral em que o rapaz conta essa história é entrecortada por reconstituições dos episódios narrados. Assim, somos espectadores de duas narrativas: Guillaume contando sua história e Guillaume vivendo sua história que também interpreta sua mãe.
Com sensibilidade, mesmo que vez ou outra utilize-se de situações para fazer rir, o autor e habilidoso ao construir uma trama inteligente e até mesmo sutil para falar sobre o desenvolvimento sexual.
O personagem identifica-se com o gênero feminino e começa a imitar o comportamento das mulheres que lhe são mais interessantes: tias, amigas, etc. Mas e sua relação com o mesmo sexo? Como de costume, Guillaume tem uma péssima ligação com o pai, que não aceita sua afetação afeminada, e seus irmãos estão sempre distantes. Quando, no clube, interessa-se por um rapaz, termina com o coração partido. Decepciona-se mais uma vez na Inglaterra, onde vai para um colégio interno (e faz piadas maravilhosas com o jeito de falar britânico). Quase se envolve numa orgia ao conhecer um cara num clube gay, mas foge na hora H. Enfim, seus contatos homossexuais nunca ocorrem de fato.
Quase no final, uma surpresa: Guillaume descobre-se heterossexual. Na festa de uma amiga conhece Amandine, por quem se apaixona de imediato. A partir daí, sua maior dificuldade é enfrentar sua mãe: “Mãe, decidi escrever uma peça sobre um garoto que aprende a aceitar sua heterossexualidade numa família que decidiu que ele era homossexual”. Uma fala maravilhosa.
Assim, Guillaume aborda a sexualidade com o nível de complexidade em que ela merece ser retratada. Com humor, criatividade e, sobretudo, maturidade, questiona e supera preconceitos e derruba estereótipos sobre as questões de gênero, numa conversa franca com a plateia e em que muitos se identificam.
Esse rapaz, pela distinção feita pela mãe desde a infância, chegou a sentir-se menina (“Mas eu não sou homo, eu sou sua filha!”) e durante toda a vida buscou respostas às inquietações encarando com coragem suas questões sexuais.
Ao final, Guillaume percebe que o mal de sua mãe foi transferir a ele suas inseguranças, sobretudo as de abandono. O garoto cresce, enfrenta seu medo e toma as rédeas da sua vida, assumindo sem medo que ele como qualquer um pode ter seu lado feminino e masculino. Não é isso que torna alguém heterossexual ou homossexual.


Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP