terça-feira, 20 de maio de 2014

Limite Tóxico (Toxic Hot Seat)

País:  EUA
Ano: 2013
Gênero: Documentário
Duração: 91 min
Direção:  James Redford,e Kirby Walker
Elenco: -

Sinopse: um panorama de como as grandes empresas de produtos químicos foram acusadas de ocultar riscos de saúde pública ao deturparem dados de seguranças pagando a especialistas para alarmar a população sobre o risco de se desfazer de produtos inflamáveis.

Crítica: a corrida pelo lucro de grandes corporações não poupa grávidas, bebês e crianças. A omissão de informações torna essas vítimas as mais vulneráveis, podendo acarretar várias doenças, inclusive o câncer.
O filme expõe fabricantes que põem em risco a saúde pública, utilizando retardadores de fogo tóxicos em mobiliário doméstico e colchões de berço.
Inúmeros dados e outros tantos depoimentos de consumidores, advogados, empresários, especialistas, representantes de grupos ambientais (muito bem selecionados) são mostrados no documentário que cobre uma ação ocorrida na Califórnia.
O caso foi levado a julgamento e ficou decidido que, a partir deste ano (2014), os fabricantes de mobiliário doméstico e infantil terão que confeccionar seus produtos sem aditivos químicos.
A história teve grande repercussão na mídia estadual e nacional, onde dois jornalistas do Chicago Tribune ganharam o Prêmio Pulitzer de Jornalismo Investigativo, em 2013.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP