terça-feira, 20 de maio de 2014

Olho Nu

País: Brasil
Ano: 2012
Gênero: Documentário
Duração: 104 min
Direção: Joel Pizzini
Elenco: -

Sinopse: a partir de um vasto material de arquivo, que inclui shows, videoclipes, entrevistas, aparições em programas de televisão e ainda gravações caseiras, é apresentada a vida de Ney Matogrosso, de sua infância até despontar no meio artístico, graças à sua voz de timbre raro, passando pela fase em que integrou o grupo Secos & Molhados até alcançar o sucesso em carreira solo.

Crítica: Ney Matogrosso é um artista completo, isso ninguém pode negar. Ousou e escancarou sua libido em tempos bem difíceis, foi preso e teve que enfrentar, além da ditadura, a autoridade do pai, que era militar.
O documentário traz materiais incríveis de apresentações e entrevistas do cantor, mas se repete um pouco e falta mais originalidade na narrativa. Sorte Ney ter tanto conteúdo como artista, o que por si só já sustenta a obra. Outra escolha acertada para compensar uma direção não tão eficiente são as suas belas músicas, que são ouvidas durante todo o filme.
O pano de fundo para o artista relembrar suas memórias é a sua casa. Ali caminha, calmo e sereno, entre seus LP’s e fotografias. Conta que, aos seis anos, já descobriu sua veia artística, que aos 13 anos discutiu com o pai e que aos 17 anos saiu de casa, tendo morado em Salvador, São Paulo até chegar ao Rio de Janeiro.
As imagens (shows, apresentações ou com amigos) e os trechos de entrevistas (na maior parte dele mesmo e algumas falas da mãe e de Cazuza) não têm ordem cronológica. Algumas partes possuem excelente edição, outras nem tanto. Ney fala de sua primeira vez no palco, de sua atuação no grupo Secos e Molhados, da influência do Tropicalismo, da decisão de seguir carreira sozinho e fazer, enfim, tudo o que desejava no palco, de dinheiro e fama. 
A obra restringe-se basicamente à sua vida artística, sem se aprofundar na opção sexual e na sua relação com Cazuza. Revela-se somente que ele perdeu 13 amigos em dois anos da década de 80 por consequência do vírus HIV.
Capta também a sua forte ligação com a natureza e os animais. Ney é um homem livre, maduro e tranquilo. O cantor, nascido em Bela Vista (MT), nasceu mesmo para brilhar.
Vale a pena assistir.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP