terça-feira, 21 de outubro de 2014

A Boa Mentira (The Good Lie)

País: EUA
Ano: 2014
Gênero: Drama
Duração: 110 min
Direção: Philippe Falardeau
Elenco: Reese Witherspoon, Corey Stoll, Thad Luckinbill, Sarah Baker, Sharon Conley, Maria Howell, Joshua Mikel e Mike Pniewski.

Sinopse: um jovem refugiado da guerra civil sudanesa ganha o direito a ir viver para os Estados Unidos com outros três meninos perdidos. Perante o encontro com o mundo moderno desenvolvem uma amizade improvável com a impetuosa mulher americana escolhida para os ajudar. Mesmo assim, o jovem sudanês luta para se ajustar à nova vida e contra os sentimentos de culpa por ter deixado o irmão.

Crítica: a história verídica dos “meninos perdidos” (“Lost Boys”), muitos deles órfãos, que tiveram de fugir do Sudão face à segunda guerra civil iniciada naquele país há mais de 30 anos, é a inspiração para a realização desse longa-metragem.
Os “meninos perdidos do Sudão” é o nome dado aos mais de 20 mil jovens de várias etnias sudanesas perseguidas que procuraram proteção em campos de refugiados (na Etiópia e no Quênia) durante a segunda guerra civil no país (1983-2005, que provocou mais de 2,5 milhões de mortos e milhões de deslocados ao longo de 22 anos. Alguns desses jovens refugiados conseguiram o salvo conduto para rumar a outros países de acolhimento e relançarem as suas vidas.
Sucesso no Festival de Cinema de Toronto, que acontece anualmente no mês de setembro, a película deve ser bem recebida por onde passar.
Forte e crítico ao mostrar como 250 mil pessoas podem viver num campo de refugiados com tão pouco e a esperança de terem uma vida melhor fora dali. Uma lista de chamada, antes do fatídico 11 de setembro de 2001, costumava ser feita, dando a chance dos sudaneses terem uma vida digna na América. 
O filme retrata como 4 jovens (os últimos a entrarem antes da interrupção do processo de salvo conduto) conseguem, com dificuldades, se adaptar à nova vida. Quem ajuda nessa jornada é “Carry” (Reese Witherspoon), a princípio completamente cumprido seu papel de funcionária pública e descompromissada para, depois, mergulhar de cabeça na vida dos sudaneses. A irmã, que também viera, foi separada deles ao entrar nos EUA. Carry dará um jeito para trazê-la para perto deles.
Para interpretar os quatro refugiados que viajam para os Estados Unidos em “A Boa Mentira”, os produtores do filme contrataram mesmo atores sudaneses. Entre eles, duas antigas crianças-soldados no Sudão: o agora músico de Hip Hop Emmanuel Jal e o modelo Ger Duany. Este último, aos 35 anos, já com alguma experiência na sétima arte após participações em filmes como “Psico-Detetives” (a estreia, em 2004) ou “The Fighter: O Último Round” (2010).
A história (bem produzida) comove e abre os nossos olhos para o quanto ainda precisa ser feito. Uma das partes mais belas é quando um deles (já adulto e estudando Medicina) retorna ao Sudão para buscar o irmão que ficou e, não conseguindo a ajuda de nenhuma embaixada para que ele pudesse também migrar para os Estados Unidos, acaba por trocar de identidade com ele. Fica para que o irmão (que o salvou da morte na infância) tenha a chance de viver em outro país. 

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP