terça-feira, 21 de outubro de 2014

Na Quebrada

País: Brasil
Ano: 2014
Gênero: Drama
Duração: 92 min
Direção: Fernando Grostein Andrade
Elenco: Jean Luis Amorim, Claudio Jaborandy e Emanuelle Araújo.

Sinopse: baseado em fatos reais, o filme segue a trajetória de um grupo de jovens de classe baixa, como Júnior, talentoso no conserto de televisões, Zeca, que testemunhou uma chacina, Joana, garota que sonha com a mãe desconhecida e Gerson, cujo pai está na prisão desde que nasceu. Entre histórias de perdas e violência, eles descobrem uma nova maneira de expressar as suas ideias e as suas emoções: o cinema.

Crítica: a favela é novamente o foco do cinema brasileiro nesse filme, quase documental. No entanto, o foco agora é contar histórias de jovens que tiveram a oportunidade de mudar seus destinos, por meio do envolvimento com o cinema.
Cada uma das histórias tem sua própria força e expõe os problemas como pobreza, violência, narcotráfico e abandono em cenas fortes e muitas vezes gráficas, mas que focam em detalhes como expressão facial, e não o sangue jorrando. O foco não é mostrar repetidamente as dificuldades, e sim a importância da família e o que cada um faz para correr atrás de seu sonho.
A trama tem início com uma cena de violência, quando Zeca (Felipe Simas) leva um tiro e jura vingança aos criminosos. Enquanto isso, seu melhor amigo Gerson (Jorge Dias) é filho de um famoso traficante (Anderson Lima) que tenta mantê-lo fora do mundo do crime. Os dois acabam entrando no Instituto Criar (criado por Luciano Huck, produtor do filme e irmão de Fernando), uma ONG de cinema para jovens de baixa renda, na esperança de mudar suas realidades.
Além dos dois meninos, há as histórias de Mônica (Domênica Dias), cujos pais e irmão são cegos; Joana, que sofre com o pai abusivo e sonha com a mãe desconhecida (Daiana Andrade); e Júnior (Jean Luis Amorim), que adora concertar eletrônicos, mas só se mete em confusões. Fora Simas (ator de Malhação), o elenco é estreante.
O trabalho traz uma preocupação com o lado artístico no que diz respeito à fotografia e à trilha sonora, mas peca na narrativa de ida e volta que, no final das contas, prejudica o roteiro. Além disso, as histórias poderiam ter sido melhor exploradas, já que a intenção era mesmo fazer um documentário, e algumas atuações são amadoras.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP