terça-feira, 21 de outubro de 2014

Ilegal

País: Brasil
Ano: 2014
Gênero: Documentário
Duração: 90 min
Direção: Raphael Erichsen e Tarso Araújo
Elenco: -

Sinopse: de um lado, uma menina de 5 anos com uma forma de epilepsia rara, grave e sem cura. Do outro, uma substância derivada da maconha que acaba com as convulsões da criança. Entre as duas, uma lei que torna o tratamento impossível. A luta de uma mãe para garantir à sua filha o direito à saúde, e como seu exemplo deu origem a um movimento nacional pela legalização da cannabis medicinal.

Crítica: alguns curta-metragens são tão bem recebidos pelo público que acabam virando longas. “Ilegal” é um exemplo e mostra a dura trajetória de mães brasileiras que precisam enfrentar a burocracia para conseguir permissão para importar o medicamento CBD, anticonvulsivo derivado da cannabis sativa e, portanto, figura na lista de remédios proibidos no país.
O documentário, baseado na reportagem feita pelo jornalista Tarso Araújo, mostra os avanços conseguidos por essas mulheres e seus respectivos filhos após a veiculação do vídeo e a comoção causada na mídia. Tarso também é o idealizador da campanha Repense, que por meio do sistema de crowdfunding – espécie de financiamento coletivo de projetos – tenta difundir a conscientização sobre o uso medicinal da maconha e incentivar pesquisa científica sobre o assunto.
A personagem que deu início a toda essa mobilização foi a menina Anny Fischer, filha de Katiele Bortoli, que sofre de um grave e incurável tipo de epilepsia. Ela chegava a ter mais de 60 convulsões por semana, mas graças ao medicamento, as convulsões foram praticamente extintas. Após a repercussão do curta, Anny se tornou a primeira pessoa autorizada a usar a Cannabis medicinal no Brasil, o que mais tarde se estendeu a outros pacientes.
A maior crítica do filme está na extrema burocracia para que se consiga uma autorização da ANVISA para importar o medicamento. As famílias vivem um impasse, pois para a liberação do remédio, é necessário laudo e parecer médico. Mas os profissionais que prescreverem algum derivado da maconha no tratamento de um paciente podem ter o registro profissional cassado pelo Conselho Federal de Medicina.
Outro obstáculo é a desinformação e o preconceito daqueles que possuem uma ideia moralista sobre o uso da droga em todas suas formas. Apesar de possuir forte discurso libertário e que preza a individualidade, Ilegal está longe de ser apologista, afinal o enfoque principal é o uso medicinal da substância, é mostrar o drama humano, é esclarecer e quebrar paradigmas.
Os bons depoimentos incluem também o caso de uma moça com problemas na coluna e que usa a substância para diminuir a dor, tendo em vista que todas as demais soluções não tiveram o efeito esperado.
A falha do longa é apenas estender-se um pouco além, tornando-se repetitivo em seu desfecho. 

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP