terça-feira, 21 de outubro de 2014

Sem Pena

País: Brasil
Ano: 2014
Gênero: Documentário
Duração: 86 min
Direção: Eugenio Puppo
Elenco: -

Sinopse: nenhuma população carcerária cresce na velocidade da brasileira que já é a quarta maior do mundo. Sem Pena desce ao inferno da vida nas prisões brasileiras, para expor as entranhas do sistema de justiça do país, demonstrando como morosidade, preconceito e a cultura do medo só fazem ampliar a violência e o abismo social existente.

Crítica: um dos melhores documentários brasileiros. Pena que será visto por pouca gente. Traz um retrato triste, duro e cruel, mas verdadeiro da situação carcerária do país.
Um ciclo vicioso, marcado por injustiça, burocracia em excesso, desordem e falta de competência de órgãos do governo de ver que o problema é urgente e precisa ser resolvido já. 
Um dos diferenciais do filme é que os depoentes dão entrevista, mas não revelam suas faces, buscando priorizar o discurso e não quem o faz, o que só faz aumentar o interesse de quem assiste ao documentário.
Ficamos chocados ao ouvir a história de um artista plástico preso por engano, tendo sido confundido com um estuprador e tendo ficado encarcerado por 5 anos; o relato de uma moça presa simplesmente por consumir maconha, mas sendo acusada de traficante e ter sido extorquida por policiais que queriam simplesmente dinheiro; as palavras de um ex-policial que assume que há uma quantidade mínima de prisões que um policial deve efetuar por período de tempo. Ele afirma que só conseguiu refletir e perceber o quanto isso é péssimo para ele e para a sociedade, quando esteve preso também.
Prisões injustas, erros de julgamentos, tempo de pena cumprido em excesso são alguns dos exemplos retratados com excelentes depoimentos de ex-presos, advogados, assistentes sociais, professores universitários.
A sociedade está criando um monstro que se volta contra ela mesmo. O tratamento nas cadeias é desumano e quem entra ali sai pior. Sem oportunidade na vida antes de ser preso, pior ainda quando é libertado. Ninguém quer empregar o preso. Ao condenar os presos ao ócio na cadeia, criam-se raízes para uma violência ainda maior que se desencadeará quando esses presos tiverem liberdade. Liberdade de quê? Não há preparação alguma. O país empurra “com a barriga” um de seus maiores problemas sociais.
A denúncia surge não só para demonstrar a miopia do sistema, que prefere punir a corrigir o erro comunitário, como também evidencia como pensam os agentes da lei, os braços armados que deveriam servir e proteger o povo, mas que aceitam extorquir e denunciar qualquer um, desde que seja conveniente ao Estado. A polícia corrupta é uma das maiores causas dessa criminalidade. Quem devia proteger, condena a sociedade à morte.
Só ao final do filme, rostos surgem na tela, quando é mostrada a sessão de julgamento de uma senhora, acusada por tráfico de drogas. Supostamente, alguém teria colocado as drogas na sua porta ao ver a polícia chegar. A cena é fictícia, porém baseada em fatos cotidianos.
“Sem Pena” é um alerta impactante sobre uma situação que não pode mais continuar: não se pode mais fingir que a prisão é uma solução; ao contrário, é o motivo de estarmos todos vivenciando a falta de liberdade, de ir e vir, devido a uma violência urbana quase sem comparativos na história mundial.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP