terça-feira, 21 de outubro de 2014

Verdades Verdadeiras

País: Argentina
Ano: 2011
Gênero: Documentário  
Duração: 99 min
Direção: Nicolás Gil Lavedra
Elenco: Susú Pecoraro, Alejandro Awada, Rita Cortese, Inés Efron, Laura Novoa, Fernán Mirás e Carlos Portaluppi.

Sinopse: inspirado em uma história real, ou melhor, em um personagem real e histórias de vidas que foram totalmente alteradas pela repressão imposta pela ditadura militar. Estela (Susú Pecoraro) perdeu uma filha na ditadura e passou seus dias, desde então, lutando pelos direitos humanos daqueles que sofreram danos irreparáveis e que buscam desaparecidos. É uma das fundadoras da associação civil Avós da Praça de Maio, a qual preside atualmente em Buenos Aires.

Crítica: a história de Estela, entrelaçada com outras de famílias também vítimas da violência da ditadura, é contada no filme.
Primeiramente, mostra-se a ação dos filhos na resistência contra a ditadura, depois a repressão e o desaparecimento da filha. Nesse período, os filhos e o esposo dela também são detidos para causar mais temor ainda.
Até que um dia ela toma forças e dirige-se a um general o exército, exigindo que, ao menos, o corpo da filha lhe seja entregue, o que de fato acontece.
Para nossa surpresa, ela continua na luta encorajando outras mães a fazer o mesmo, fundado então a Associação Civil Avós da Praça de Maio. A coragem dela é uma lição de vida, tanto que movimento persiste até hoje.   
A missão de buscar crianças e jovens desaparecidos após terem sido separados de suas mães presas pela ditadura é dura e isso é retratado no filme não só pela dor de Estela, mas por de tantas outras famílias que tiveram suas vidas reviradas pelo excesso de poder e violência. Muitos morreram, outros foram adotados por famílias pró-ditadura, outros ainda por estrangeiros que levavam os levaram na ilegalidade
A produção do longa-metragem é um pouco novelesca e, pelo tema abordado, merecia um tratamento melhor, mas não tira o valor de sua mensagem.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP