terça-feira, 21 de outubro de 2014

Garota Exemplar (Gone Girl)

País: EUA
Ano: 2014
Gênero: Drama
Duração: 148 min
Direção: David Fincher
Elenco: Ben Affleck, Rosamunde Pike, Neil Patrick Harris e Tyler Perry.

Sinopse: Amy Dunne (Rosamunde Pike) desaparece no dia do seu aniversário de casamento, deixando o marido Nick (Ben Affleck) em apuros. Ele começa a agir descontroladamente, abusando das mentiras, e se torna o suspeito número um da polícia. Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo, Nick tenta provar a sua inocência e, ao mesmo tempo, procura descobrir o que aconteceu com Amy.

Crítica: Nick Dunne é um sujeito pacífico que mora em uma pacífica cidade do Missouri e que, no dia de seu aniversário de cinco anos de casamento, chega em casa e descobre que a esposa sumiu. A partir daí inicia-se uma maciça investigação envolvendo Nick, os detetives locais, a mídia, a opinião pública, enfim, virando tudo e todo mundo de cabeça para baixo.
O diretor David Fincher, famoso por dirigir filmes como Seven, Clube da Luta, a Rede Social, entre outros, aposta agora na adaptação do livro Gone Girl (Garota Exemplar).
O cenário é sombrio, tenso, imprevisível e de suspense, graças sobretudo à personagem Amy.
A cada cena, com um roteiro bem costurado, o mistério aumenta. Tudo vem de forma calculada: a inocência inicial de Nick sendo confrontada com o diário de Amy. Tudo tem suas justificativas: o aparecimento de um ex-namorado de Amy, a mídia cobrindo a coletiva de Nick sobre o desaparecimento dos pais; a situação financeira destes; o apoio da irmã incondicional mesmo quando descobre que o irmão tinha uma amante.
Tido como o principal suspeito do desaparecimento da esposa, Nick, apesar de estar casado há 5 anos, pouco sabe de Amy. Vem aí uma aparente crítica aos casamentos aparentemente felizes.
Mesmo a partir do momento em que se descobre a “verdade”, o filme expande seus temas ao acompanhar paralelamente o buraco no qual Nick se encontra e os esforços de Amy para permanecer escondida – ela não some magicamente, precisa ter dinheiro, evitar ser reconhecida, existe uma série de dificuldades a superar que a produção faz questão de mostrar, conferindo mais realidade e credibilidade à sua trama.
Ao mesmo tempo, a cobertura da mídia surge não apenas como uma crítica superficial ao sensacionalismo, mas como um elemento que altera a história e dificulta a investigação ao moldar a opinião pública. Os personagens ganham ainda mais destaque e complexidade. Algumas sequências são memoráveis e o final é surpreendente.
Uma ficção que deve marcar quem gosta do gênero.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP