terça-feira, 21 de outubro de 2014

O Mercado de Notícias

País: Brasil
Ano: 2014
Gênero: Documentário
Duração: 94 min
Direção: Jorge Furtado
Elenco: -

Sinopse: documentário sobre mídia e democracia, com depoimentos de jornalistas brasileiros e trechos da peça "O Mercado de Notícias", escrita pelo inglês Ben Jonson em 1625, quando do surgimento do jornalismo.

Crítica: o diretor Jorge Furtado (de “O Homem que Copiava”) inova nesse documentário usando a peça teatral The Staple of News, do dramaturgo inglês Ben Jonson (1572- 1637), como base para uma análise crítica do jornalismo brasileiro dos dias atuais. Encenada pela primeira vez em 1626, o texto foi, à época, uma crítica bem-humorada a uma atividade recentemente criada, uma novidade em Londres: o jornalismo. E o que surpreende é ser atual ainda hoje.
A peça foi traduzida para o português pela primeira vez e é encenada por atores ao longo do filme. Paralelamente, 13 grandes nomes do jornalismo brasileiro avaliam a prática da profissão, as mudanças na maneira de consumir notícias, o futuro do jornalismo e alguns casos recentes que envolveram gafes, erros crassos ou omissões da imprensa nacional.
A inventiva ideia de usar a obra do século 17 como vereda para se discutir a prática do jornalismo atual torna-se óbvia em poucos minutos de filme dada à atualidade impressionante do texto. A peça foi composta apenas três anos depois de o primeiro jornal inglês começar a circular (o semanário A Current of General News), mas as questões assombrosamente continuam as mesmas.
O documentário discute a partidarização política dos órgãos de imprensa, os interesses comerciais das grandes empresas de comunicação, a mercantilização da notícia, ética profissional e o advento da internet e como esta está estabelecendo uma nova relação entre os geradores de notícias e o público. Mas todo o debate é conduzido por Jorge Furtado num ritmo leve, nada carregado, que se impõe pelo texto cômico e sarcástico da peça inglesa.
E ganha ainda mais fluidez com a participação dos jornalistas Bob Fernandes, Jânio de Freitas, Cristiana Lobo, Fernando Rodrigues, Geneton Moraes Neto, Luis Nassif, Mino Carta, entre outros, que falam sobre o texto da peça e sobre a profissão em si. Os depoimentos, intercalados à encenação por atores, constroem um panorama crítico da atividade de informar nos dias de hoje.
Um dos equívocos da mídia brasileira nos últimos anos é abordado com mais profundidade: o caso da Escola Base. Em 1994, Icushiro Shimada, antigo proprietário da Escola Base, no bairro da Aclimação, na região Central de São Paulo, sua esposa Maria Aparecida Shimada e mais 6 pessoas foram acusada injustamente equivocadamente de abuso sexual contra crianças de sua escola. O fato foi amplamente divulgado pela imprensa na época e, após a troca do delegado que investigava as acusações, um mês depois do ocorrido, foi arquivado por falta de provas. Icushiro faleceu em abril deste ano (2014), aos 70 anos, e ainda aguardava o pagamento de indenizações antes de morrer.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP