terça-feira, 21 de outubro de 2014

O Homem Mais Procurado (A Most Wanted Man)

País: EUA/ Reino Unido/ Alemanha
Ano: 2014
Gênero: Suspense
Duração: 122 min
Direção: Anton Corbijn
Elenco: Philip Seymour Hoffman, Rachel McAdams, Grigoriy Dobrygin, Willem Dafoe e Daniel Brühl.

Sinopse:  um imigrante de origens chechena e russa faz uma viagem à comunidade islâmica de Hamburgo, para resgatar a herança que seu pai lhe deixou. Mas a sua chegada súbita desperta a curiosidade das polícias secretas alemã e americana, que passam a acompanhar seus passos. Seria ele apenas uma vítima, ou um extremista com um plano muito bem elaborado?

Crítica: num cenário de mistério, paranoia e nada nunca é o que parece, o longa retrata o mundo caótico dos agentes secretos sem o menor glamour e o resultado é um interessante e crítico filme sobre espionagem e a atual forma de lutar contra o terrorismo mundial encabeçada pelos EUA.
Philip Seymour Hoffman está no centro do jogo de gato e rato, como espião alemão Günther Bachmann, responsável por impedir ameaças antes mesmo de elas se concretizarem. Quando Issa, rapaz meio checheno, meio russo, chega de forma clandestina a Hamburgo, Alemanha, a inteligência antiterrorista pega seu rastro imediatamente. Logo, agências de todo o mundo se interessam, inclusive dos Estados Unidos, e todos começam a se meter para tentar impedir conspirações terroristas.
Enquanto autoridades alemãs pressionam a captura de Issa, Günther decide investigar melhor em busca de outros envolvidos. Enquanto isso, Annabel Richter (Rachel McAdams), advogada de direitos humanos, tenta garantir a liberdade do rapaz. Jogos de interesses começam a se mostrar desafios muito maiores do que a busca pela verdade sobre a intenção do rapaz. O inimigo deixa de ser o suposto terrorista e passa a ser o sistema. Agência e governos apresentam reações histéricas pelo simples fato do rapaz suspeito estar no ocidente. Logo, não importa se ele é ou não culpado, a forma como as autoridades lidam com a situação parece nem considerar essa informação de fato. O importante é incriminar alguém perante os holofotes da mídia.
No final, tudo é posto a perder. Günter é traído e o desfecho que parecia feliz era pura farsa para enganá-lo.
Um filme inteligente, sem cenas de tiros, sangue ou violência, no entanto com um ótimo texto e enredo, com detalhes que fazem a diferença e que tem muito a dizer acerca da paranoia atual no mundo, pós-atentado 11 de setembro de 2001. Tenso e com pesado tom político sobre o que como as agências secretas lidam com o terrorismo, prende a atenção do espectador.
O elenco está afinado, mas quem se destaca mesmo é o nosso saudoso Philip Seymour, confiante e inspirado em seu papel de espião.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP