terça-feira, 21 de outubro de 2014

A História do Homem Henry Sobel

País: Brasil
Ano: 2014
Gênero: Documentário
Duração: 90 min
Direção: André Bushtsky
Elenco:

Sinopse: a história do homem Henry Sobel traz a trajetória de um dos mais intrigantes líderes religiosos do Brasil, contada desde sua chegada ao país até os dias atuais, passando pela corajosa denúncia à falsa versão dos militares sobre a morte do jornalista Vladimir Herzog e pelo fatídico episódio do furto das gravatas, revelando luzes e sombras de um homem sábio e religioso, porém complexo e demasiadamente humano.

Crítica: a trajetória de Sobel não é só repleta de glórias e o filme, ainda que parcial, revisita o lado obscuro de sua vida. Por menos estimulante que o filme seja em seu formato comum e, às vezes, um pouco monótono, é eficaz ao traçar a trajetória polêmica desse líder religioso que rompeu barreiras, ousou contra as tradições de sua religião e buscou caminhos alternativos para a paz, e ao passar a mensagem urgente de que é impossível negar o quanto o fundamentalismo religioso é um perigo.
O documentário não procura contrapontos ao seu ponto de vista favorável ao personagem. Mesmo quando Sobel se despe de orgulho para falar sobre o episódio das gravatas em Palm Beach (EUA), suas origens e consequências, o documentarista mantém o tom que enaltece o rabino mais famoso do país apoiado entrevistas de amigos, jornalistas, membros da Congregação Israelita de São Paulo e familiares.
A edição de imagens de arquivo e depoimentos são eficientes em mostrar o lado humano do rabino, também sujeito a erros. Infelizmente, não compreendido por muitos, foi deixado de lado.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP