terça-feira, 21 de outubro de 2014

Violette

País: França/Bélgica
Ano: 2013
Gênero: Drama
Duração: 139 min
Direção: Martin Provost
Elenco: Emmanuelle Devos, Sandrine Kiberlain e Olivier Gourmet.

Sinopse: no início dos anos XX, a escritora Violette Leduc (Emmanuelle Devos) encontra a filósofa Simone de Beauvoir (Sandrine Kiberlain). Nasce entre as duas uma intensa amizade que dura toda a vida, ao passo que Simone encoraja Violette a escrever mais, expondo as suas dúvidas e medos, abordando todos os detalhes da intimidade feminina.

Crítica: o filme, na verdade, fala mais de Violette do que de Simone de Beauvoir. É apenas uma pincelada de um dos acontecimentos de sua intensa vida dedicada ao trabalho e sua conflituosa vida amorosa.
É interessante ver como elas se conhecem em 1942, depois de muita apreensão por parte de Violette e como Simone a ajuda a seguir em frente.
Abandonada pelo marido, explorada pela mãe, sem estudos (que foram interrompidos com a Primeira Guerra) ou um emprego e com baixa autoestima, Violette apoia-se (ainda que em demasia) em Simone. Esta não corresponde ao amor platônico da mulher que a admira tanto, mas a incentiva a escrever, tendo visto o dom de pôr em palavras tudo o que sente, e até passa a ajudá-la financeiramente (sem o conhecimento de Violette).
Seu primeiro romance, A Asfixia, rendeu elogios de Jean-Paul Sartre, entre outros escritores, mas não foi bem recebido pela sociedade, tanto que posteriormente ela precisou retirar trechos que falavam explicitamente de lesbianismo.
Foi somente em 1964, com a publicação de “Os Bastardos” (1964), que logo tornou-se um bestseller, que ganhou o devido reconhecimento, um de seus grandes desejos em vida. Ela ganhou o Prix Goncourt, prêmio literário da França, tendo escrito ainda mais 8 livros.
Violette morreu de câncer aos 65 anos, mas feliz no interior da França, onde, depois de ser encorajada a continuar escrevendo como escrevia, encontrou finalmente a paz.   
A trama não é uma grande história, porém a atuação sublime de Emmanuelle Devos é razão suficiente para assistir ao filme.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP