sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Capitão Phillips (Captain Phillips)

País: EUA
Ano: 2013
Gênero: Drama
Duração: 134 min
Direção: Paul Greengrass
Elenco: Tom Hanks, Catherine Keener e David Warshofsky.

Sinopse: Capitão Phillips é um exame em múltiplas camadas do sequestro do cargueiro norte-americano Maersk Alabama, em 2009, por um grupo de piratas somalis. Sob a direção característica do diretor Paul Greengrass, o filme é simultaneamente um thriller em ritmo pulsante e um retrato completo dos múltiplos efeitos da globalização. O filme se concentra na relação entre o comandante do Alabama, o capitão Richard Phillips (o ganhador de dois Oscars, Tom Hanks), e o capitão pirata somali, Muse (Barkhad Abdi) que o toma como refém. Os dois entram em uma inevitável rota de colisão quando Muse e sua tripulação decidem colocar em sua mira o navio desarmado comandado por Phillips. E no impasse que se segue, ao longo de 145 milhas da costa da Somália, os dois irão encontrar-se à mercê de forças que vão além de seu controle.

Crítica: Quatro anos após estampar as manchetes de todo o mundo, o sequestro do capitão Richard Phillips chega às telonas pelas mãos do especialista em adaptações de histórias reais, Paul Greengrass. E outro especialista em atuar foi chamado para ser o protagonista: Tom Hanks.
O filme é tenso, com situações extremas, medo, e tudo isso é acompanhado por duas horas pelo público vidrado na tela.
Ainda a caminho do aeroporto, Phillips tem uma conversa casual com a esposa (Catherine Keener) sobre o futuro dos filhos. Entretanto, fica clara a apreensão de ambos com a tarefa adiante, na qual ele precisará passar pela costa da Somália, região conhecida pela grande atividade de piratas.
A preocupação se torna realidade quando, em alto-mar, o navio Maersk Alabama é atacado por duas lanchas piratas. A cena acompanha a intensa disputa entre capitães e digna de filmes da série Identidade Bourne, dos quais dois também foram dirigidos por Greengrass. O capitão Phillips faz de tudo para impedir que os piratas ingressem no navio, mas por fim os destemidos piratas vencem.
Daí em diante, o clímax é total. O navio, que nos parecia gigante, torna-se pequeno e claustrofóbico. Para manter os demais tripulantes vivos, o capitão os esconde em um compartimento. De frente com seu antagonista, chefe do grupo, tenta manter a calma. As cenas olho no olho são ótimas e demonstram a força de Muse (o somali Barkhad Abdi) e Hanks. A atuação dos dois é tão natural e surpreendente que não será surpresa se os dois forem indicados ao Globo de Ouro e ao Oscar.
Até o desfecho da história, ainda com muito sofrimento, há um certo exagero de  americanismo, o que já era de se esperar. Mas, nos diálogos, explora-se bem o sofrimento do povo somali e as razões desse grupo estar ali sequestrando o capitão de um navio. Jovens que arriscam tudo com a esperança de ser feliz, de ter algo que nunca tiveram, independente de como seja.


Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP