sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Um Trem Noturno para Lisboa (Night Train to Lisbon)

País: EUA/ Suíça/Alemanha
Ano: 2013
Gênero: Romance
Duração: 110 min
Direção: Bille August
Elenco: Jeremy Irons, Jack Huston, Martina Gedeck, Mélanie Laurent, August Diehl, Tom Courtenay, Charlotte Rampling, Bruno Ganz, Lena Olin, Marco D’Almeida, Beatriz Batarda, Sarah Bühlmann, Christopher Lee e Adriano Luz.

Sinopse: Raimund Gregorius (Jeremy Irons), afetuosamente chamado de 'Mundus' por seus alunos, é um professor de latim do ensino médio e um especialista em línguas antigas. Sua vida é transformada depois de um encontro misterioso com uma jovem portuguesa na antiga ponte de Kirchenfeld, na bela cidade suíça de Berna, que ele consegue impedir que salte para a morte nas águas geladas do rio. Raimund fica intrigado, mas a mulher desaparece, deixando seu casaco para trás. Dentro de um bolso, ele descobre um livro de um médico português chamado Amadeu de Prado, com uma passagem de trem no miolo. Ele decide usá-la espontaneamente, partindo para uma jornada de aventura em Lisboa.
Crítica: baseado no romance do escritor e filósofo suíço Pascal Mercier, o filme pode ou não agradar. Digo isso porque é um filme lento, sem uso de muitos recursos visuais, nem mesmo a fotografia (e olha que quase 100% do longa se passa na linda Lisboa). Sua aposta está mesmo nos personagens, e só quem merece nota máxima é Jeremy Irons, inspiradíssimo no seu papel de professor centrado e acostumado à sua rotina. Os demais cumprem a tarefa, nada mais. Talvez August Diehl (como Jorge) também mereça um destaque. Bruno Ganz (consagrado com a atuação de Hitler em “As Últimas Horas de Hitler”) faz um papel pequeno aqui. E mesmo Charlotte Rampling, famosa atriz francesa, tem um personagem fraco, sem falar da péssima maquiagem feita para envelhecê-la.
Seu outro grande trunfo são os questionamentos sobre existência, vida, acasos. Nesse sentido, a película esbanja sabedoria. Em algum momento, o espectador se sentirá incomodado com alguma das questões ali levantadas.
No mais, há coincidências em excesso, mas temos que nos lembrar que a história é baseado em um romance. E, mesmo assim, o casal apaixonado não convence: Estefânia (Melánie Laurent) e Amadeu (Jack Huston) estão longe de qualquer química.
Em resumo: o roteiro pode não ser dos mais acertados, porém a atuação de Jeremy Irons já vale a ida ao cinema. Sua busca ao passado da vida de outra pessoa que, inevitavelmente, compara à sua, é bastante interessante.


Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP