segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Um Estranho no Lago (L'inconnu du lac)

País: França
Ano: 2012
Gênero: Drama
Duração: 100 min
Direção: Alain Guiraudie
Elenco: Pierre Deladonchamps, Christophe Paou e Patrick d'Assumçao.

Sinopse: em pleno verão, um lago é o cenário para encontros sexuais entre homens desconhecidos. É onde Franck (Pierre Deladonchamps) conhece Michel (Christophe Paou) e se apaixona. Michel é um homem belo, charmoso e mortalmente perigoso. Franck sabe disso, mas decide viver essa paixão mesmo assim.

Crítica: o filme tem uma história simples, mas bela e contada de uma forma mais tocante ainda. O início tem uma cena que irá se tornar um dos pontos cruciais da trama.
Delicado, a direção é feliz ao apresentar o lago (na verdade, uma praia fluvial de nudistas) como que um personagem do filme, uma testemunha do que nos será apresentado. O cenário esboça um mundo alternativo e marginal, onde a homossexualidade parece ser o segredo de cada um que busca ali prazer.
Forte, mas necessário para que compreendemos os personagens da história. Bons diálogos e planos silenciosos que também dizem muita coisa.
As interpretações são o grande trunfo do filme, merecendo Pierre Deladonchamps (como Franck) e o personagem secundário vivido por Patrick D’Assumção, um homem de caráter assexuado ali presente que serve de ligação entre aquela praia e o mundo de fora.

Sem censura, pudores ou tabus (o longa tem cenas explícitas de sexo), a câmera mostra o que devemos ver: um mundo como outro qualquer, acima de qualquer convenção. O final não é claro, mas conduz a uma viagem emocional acerca de um ponto de discórdia no relacionamento entre os dois protagonistas.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP