sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Serra Pelada

Serra Pelada
País: Brasil
Ano: 2013
Gênero: Drama
Duração: 120 min
Direção: Heitor Dhalia
Elenco: Juliano Cazarré, Júlio Andrade, Sophie Charlotte, Wagner Moura e Matheus Nachtergaele.

Sinopse: 1980, Juliano e Joaquim são grandes amigos que ficam empolgados ao tomar conhecimento de Serra Pelada, o maior garimpo a céu aberto do mundo, localizado no estado do Pará. A dupla resolve deixar São Paulo e partir para o local, sonhando com a riqueza. Só que, pouco após chegarem, tudo muda na vida deles.

Crítica: a produção do filme é de primeira e surpreende uma história como a de Serra Pelada, que levou mais de 60.000 pessoas a viver no local em busca de ouro, não ter sido filmada antes. A mescla de imagens reais e ficcionais rendeu uma ótima fotografia. A trilha sonora também é eletrizante e de acordo com as cenas, em grande maioria, tensas e conflituosas. 
O enredo centra-se em dois amigos, Joaquim e Juliano (um professor e um desempregado, respectivamente) e o que o lugar faz com cada um deles. Um quer ganhar dinheiro suficiente para voltar para a mulher e a filha que está por nascer; o outro só quer ficar rico e mais rico. O professor já dizia: "esse lugar muda a gente". Dinheiro, ganância, corrupção, violência, intrigas, drogas, prostituição, sonhos, decepções. Tudo vem em cadência. O longa mostra bem a vida levada ali naquela época. 
Alguns personagens que controlavam a região, vividos por Matheus Nachtergaele e Wagner Moura, demonstram bem o que se pode fazer com o poder nas mãos.
Mas o grande destaque é Juliano Cazarré (como Juliano). Ele tem uma trajetória que inspira qualquer trama. E o final ... não poderia ser outro. Triste, mas realista. Confira! 

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP