Serra Pelada
Serra
Pelada
País: Brasil
Ano:
2013
Gênero: Drama
Duração: 120
min
Direção: Heitor Dhalia
Elenco: Juliano Cazarré, Júlio Andrade, Sophie Charlotte,
Wagner Moura e Matheus Nachtergaele.
Sinopse: 1980, Juliano e Joaquim são grandes amigos que ficam
empolgados ao tomar conhecimento de Serra Pelada, o maior garimpo a céu aberto
do mundo, localizado no estado do Pará. A dupla resolve deixar São Paulo e
partir para o local, sonhando com a riqueza. Só que, pouco após chegarem, tudo
muda na vida deles.
Crítica: a produção do filme é de primeira e surpreende uma história como a de Serra Pelada, que levou mais de 60.000 pessoas a viver no local em busca de ouro, não ter sido filmada antes. A mescla de imagens reais e ficcionais rendeu uma ótima fotografia. A trilha sonora também é eletrizante e de acordo com as cenas, em grande maioria, tensas e conflituosas.
O enredo centra-se em dois amigos, Joaquim e Juliano (um professor e um desempregado, respectivamente) e o que o lugar faz com cada um deles. Um quer ganhar dinheiro suficiente para voltar para a mulher e a filha que está por nascer; o outro só quer ficar rico e mais rico. O professor já dizia: "esse lugar muda a gente". Dinheiro, ganância, corrupção, violência, intrigas, drogas, prostituição, sonhos, decepções. Tudo vem em cadência. O longa mostra bem a vida levada ali naquela época.
Alguns personagens que controlavam a região, vividos por Matheus Nachtergaele e Wagner Moura, demonstram bem o que se pode fazer com o poder nas mãos.
Mas o grande destaque é Juliano Cazarré (como Juliano). Ele tem uma trajetória que inspira qualquer trama. E o final ... não poderia ser outro. Triste, mas realista. Confira!
Avaliação: ***
0 comentários:
Postar um comentário