sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Eu Respiro (I Am Breathing)

País: Dinamarca/Reino Unido
Ano: 2013
Gênero: Documentário
Duração: 73 min
Direção: Emma Davie e Morag McKinnon.
Elenco: -

Sinopse: sabendo que tem apenas alguns meses de vida e enquanto ainda tem capacidade de falar, Neil Platt prepara uma carta e uma caixa de memórias para o seu filho, Oscar, de 1 ano. Como contar os seus 34 anos? Como antecipar o que Oscar pode querer saber sobre seu pai no futuro? Ele tenta contar a história de sua vida, a partir de suas memórias e impressões sobre o amor, a amizade e seus passeios de moto.

Crítica: o grande trunfo do filme é não fazer da história de Neil, que é trágica, um dramalhão. Há, por sinal, até algumas cenas engraçadas que demonstram o senso de humor desse rapaz com uma doença degenerativa e genética (seu pai morreu da mesma forma, mas aos 51 anos): Esclerose Lateral Amiotrófica.
Impossível não se comover com as dificuldades que o arquiteto Neil passa e o avanço da doença, que é extremamente rápido. Em um ano, perde-se o movimento das mãos, depois das pernas, ficando completamente sem movimento do pescoço para baixo, dependendo de um aparelho para respirar e de todos para fazer qualquer coisa. O fim é quando não se consegue mais falar. Daí em diante, resta pouco tempo para a morte inevitável.
A direção é sensível ao mostrar a luta de Neil para escrever uma carta para o filho contando o que ele foi, o que aconteceu e memórias para que ele um dia leia e lembre-se da sua existência. Há, também, uma caixa onde separou itens que usava e gostava para deixar de ‘herança’ ao filho.
Suas reflexões sobre a vida são colocadas em um blog, que é o fio condutor da narrativa.
Um documentário que, com certeza, vale a pena ser visto. Neil Platt morreu em 2009. Ainda pouco se conhece sobre a doença que atinge 12 mil pessoas no Brasil.


Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP