segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

La Jaula de Oro

País: Guatemala/Espanha/México
Ano: 2013
Gênero: Drama
Duração: 108 min
Direção: Diego Quemada-Díez
Elenco: Brandon López, Rodolfo Domínguez e Karen Martínez.

Sinopse: as aventuras de três adolescentes que querem cruzar a fronteira mexicana para encontrar uma vida melhor nos Estados Unidos.

Crítica: destaque em vários festivais internacionais de cinema, incluindo o de Cannes, na França - onde os três protagonistas levaram o prêmio de melhor interpretação da mostra Um Certo Olhar -, "La Jaula de Oro", de Diego Quemada-Díez, levou dois prêmios na 37ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. O longa conquistou prêmio da crítica, escolhido pelos jornalistas que cobrem o festival, e menção honrosa do júri.
O tema pode ser recorrente, mas a abordagem é outra. O sonho mexicano e centro-americano de cruzar a fronteira para tentar a vida nos Estados Unidos através do ponto de vista dos vizinhos pobres do sul, La Jaula de Oro adota a narrativa de road movie com muita ação e, sobretudo, realismo e crueza.
Três pré-adolescentes aventuram-se pela América Central adentro, sem dinheiro e sem comida, para enfrentar a travessia ilegal capaz de mudar o rumo de suas vidas.
Os guatemaltecos Juan (López) e Sara (Martínez) – travestida de menino para evitar abusos – e o índio Chauk (Domínguez) cruzam o México a pé e pegando carona em trens e caminhões com o objetivo de chegar aos EUA. Ignorantes da necessidade de um “coiote” para fazer sua travessia, eles acabam caindo nas mãos de um grupo de exploradores de imigrantes ilegais e são obrigados a lutar pela sobrevivência. Ao longo do caminho, o relacionamento adolescente vivido por Juan e Sara é abalado pelo envolvimento desta com Chauk, criando uma rivalidade imediata entre os dois rapazes.
Com roteiro eficiente e dramaticidade e sensibilidade na medida certa, o primeiro longa de Quemada-Diez merece aplausos. A fotografia (usando como cenário o deserto mexicano) dá ainda mais autenticidade às cenas – algumas com a violência inata aos acontecimentos, que não poderia deixar de ser mostrada ao espectador. Recomendado!


Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP